Roteiro 2: HISTÓRIA, ENERGIA E COTIDIANO

Com duração de 1h30, o roteiro propõe a visitação à exposição de longa duração "História, Energia e Cotidiano", instalada no andar superior do Museu da Energia.

Agende sua visita pelo e-mail itu@museudaenergia.org.br

História, Energia e Cotidiano

No início do século XX, o sobrado da antiga Rua Direita, atual Museu da Energia, foi uma das primeiras residências ituanas a receber iluminação elétrica. A rotina de seus moradores, determinada pela iluminação natural ou a querosene, mudou a partir da instalação das lâmpadas elétricas, que passaram a indicar os momentos de despertar e de se recolher.

Quando as companhias de energia se instalaram no sobrado, o espaço já tinha uma dupla função: residencial no piso superior e comercial no térreo. Os novos moradores do imóvel dispunham de uma série de eletrodomésticos que ajudaram a reconfigurar a vida cotidiana.

Com a expansão da distribuição de energia elétrica e o avanço tecnológico, as residências consolidaram-se como "máquinas de morar", em geral, conduzidas pelas mulheres, que assumem diversos papéis no transcorrer do século, tornando-se protagonistas de sua história.

Partindo da chegada da energia elétria em Itu e tendo como referencial o edifício sede do Museu da Energia, a exposição apresenta as transformações na vida cotidiana decorrentes do uso da eletricidade; a evolução da iluminação, dos equipamentos e dos utensílios domésticos; e revela, ainda, a memória arquitetônica e a história do sobrado do Museu da Energia de Itu.

Remodelada em 2016 por meio do Edital de Modernização de Museus do ProAC (2015-2016), a exposição foi inaugurada originalmente em 1999.

Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web