Boletim - Dezembro 2015

Fundação Energia e Saneamento

Memória



São Luiz do Paraitinga, cidade tombada pelo CONDEPHAAT. Foto de Victor Mori


Segunda edição ampliada de "Patrimônio: atualizando o debate" é lançada na Jornada do Patrimônio


Como parte da programação da Jornada do Patrimônio de São Paulo, no dia 12 de dezembro, na sede do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, na Capital (Avenida Angélica, 626, Santa Cecília), foi realizado o lançamento da segunda edição ampliada do livro "Patrimônio: atualizando o debate", produzido por meio de parceria entre Sabesp, IPHAN e Fundação Energia e Saneamento.

Realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), a Jornada promoveu a abertura, para visitação, de imóveis públicos e privados da cidade, convidando paulistanos e turistas a conhecerem seu patrimônio histórico, cultural e ambiental. A sede do IPHAN em São Paulo localiza-se em um palacete de 1910 que pertenceu à Sebastiana de Souza Queiroz, neta do Barão de Limeira.

Com sua primeira edição organizada pelo IPHAN em 2006, a obra "Patrimônio: atualizando o debate" reúne artigos de profissionais da área de patrimônio cultural voltados às políticas e critérios de salvaguarda e restauração de bens culturais e que refletem questões, em especial, ligadas à arquitetura e arqueologia.

O livro apresenta, entre outros, artigo de Antonio Luiz Dias de Andrade sobre o aldeamento jesuítico de Carapicuíba e um panorama sobre o programa arqueológico realizado no trecho oeste do Rodoanel Metropolitano de São Paulo, escrito por Erika Marion Robrahn-González, coordenadora do projeto junto do arqueólogo Paulo Zanettini.

"Patrimônio: atualizando o debate"
Organização: Victor Hugo Mori, Marise Campos de Souza, Rossano Lopes Bastos, Haroldo Gallo e Maria Cristina Donadelli Pinto
Segunda edição ampliada: Fundação Energia e Saneamento
272 páginas






Igreja de São Francisco de Assis, em São João Del Rey - MG.
Foto de Victor Mori




Livro "Patrimônio: atualizando o debate"



Remontagem de casa do Parque da Aldeia de Carapicuíba. 1956




Escavações arqueológicas no sítio pré-colonial do Jaraguá

Rede Museu da Energia


Museu da Energia de Itu oferece visitação gratuita
em janeiro

Entre 5 e 31 de janeiro, o Museu da Energia de Itu estará aberto para visitação gratuita. O público poderá conferir as exposições "Os ituanos e a chegada da luz", que apresenta como se deu a chegada da iluminação pública à cidade e a evolução do sistema - desde os tempos dos postes a querosene até o fornecimento atual por energia elétrica - e "Fontes e Chafarizes", que explora como as fontes públicas de água se transformaram ao longo do tempo, dando destaque, também, para estas mudanças no âmbito local, em Itu.

A ação promocional ocorre somente no andar térreo. O piso superior estará fechado para a a remodelação da exposição de longa duração "História, Energia e Cotidiano", que será reaberta em fevereiro.

Ação "Férias no Museu"

Nos finais de semana do mês de janeiro, a partir do dia 9, o Museu promoverá uma gibiteca ao ar livre no jardim, onde os visitantes poderão, além de viajar pelas histórias em quadrinhos, se divertir com o jogo "Na trilha da sustentabilidade". As atividades são gratuitas e estarão disponíveis ao público entre as 14 e 16 horas.




Museu da Energia estará com entrada gratuita até o final de janeiro.
Foto de Caio Mattos

Espaço das Águas


Água e uso consciente
inspiram atividades da ação
"Museu da Energia de Portas
Abertas"

Como forma de celebrar o final de ano, o Museu da Energia de São Paulo realizou, no dia 11 de dezembro, a ação cultural "Museu da Energia de Portas Abertas". O evento ofereceu atividades gratuitas que exploraram o tema "água e seu uso consciente".

Pela manhã, o público infantil aprendeu a montar uma minicisterna com o coletivo Sossé Amandy e, à tarde, conferiu a apresentação do espetáculo "Água", com a Próxima Cia. A peça apresenta uma trupe de palhaços que "entrou pelo cano" ao desperdiçar água e passa pelas mais incríveis aventuras, divertindo as crianças e explorando os tipos de uso que fazemos com esse recurso.

Realizado desde 2014, a ação cultural busca atrair o público do entorno para dentro do Museu, promovendo a apropriação do espaço e reforçando os vínculos da instituição com a comunidade.




Coletivo Sossé Amandy ensinou a garotada a montar uma minicisterna

Notícias


Exposição "Luzes da Cidade"
estreia em janeiro no Conjunto
Nacional

No dia 11 de janeiro, a Fundação Energia e Saneamento inaugura, no Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2.073), a exposição inédita "Luzes da Cidade". Com estrutura em backlight (iluminação interna) e muita interatividade, a mostra apresenta fatos que marcaram a evolução na geração, produção e consumo de energia e seu impacto nas cidades, apontando qual será a tecnologia que dominará o setor nos próximos anos.

Além de explorar, por meio de textos, imagens, vídeos e objetos, a história da eletricidade e as características da produção de energia no Brasil, a mostra possui alguns recursos lúdicos, como o experimento do dínamo, primeiro gerador elétrico, que poderá ser acionado pelo público, e um jogo que compara o consumo de energia elétrica de uma casa nos 1970 e nos dias atuais.

A mostra ainda conta com duas maquetes, uma que apresenta os caminhos percorridos pela energia elétrica, desde a usina hidrelétrica até às residências, e uma reprodução da Avenida Paulista em dois tempos: no início do século passado e atualmente. A exposição seguirá aberta no Conjunto Nacional até o dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo.




Mostra apresenta o impacto da luz elétrica nas cidades


Mostra "Arqueologia, Memória
e Cidade" itinera no Metrô
Paraíso

De 10 a 30 de janeiro, a estação Paraíso do Metrô de São Paulo recebe a exposição "Arqueologia, Memória e Cidade: o patrimônio arqueológico na Região Metropolitana de São Paulo". Com edição final da Fundação Energia e Saneamento, a mostra apresenta o diversificado patrimônio arqueológico da Região Metropolitana de São Paulo, em especial, da região norte paulistana, com destaque para os bens arqueológicos encontrados em decorrência de obras urbanas, tanto no contexto dos processos de licenciamento ambiental, como também dos resultantes de pesquisas acadêmicas.




Exposição apresenta trabalhos e sítios arqueológicos em São Paulo


Corpo Editorial: 
Isabel Felix, Mariana de Andrade e Miguel Zioli
Apoio à pesquisa: Bianca Grazini e Maíra de Andrade Scarello
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2015 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.


Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: imprensa@energiaesaneamento.org.br



Rede Museu da Energia
Espaço das Águas



Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web