Boletim - Dezembro 2016

Fundação Energia e Saneamento

Memória



Imagens antigas da Capital paulista ilustram exposição sobre o artista plástico Augusto Esteves, paranaense que chegou a São Paulo na década de 1910



Imagens da Fundação compõem nova exposição de
Museu Histórico da FMUSP


A partir desta quinta-feira, 15 de dezembro, o Museu Histórico "Prof. Carlos da Silva Lacaz", da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), inaugura a nova exposição "A pele enferma: Augusto Esteves e seu museu de cera". A mostra, que conta com imagens do acervo da Fundação Energia e Saneamento, apresenta a trajetória do artista plástico Augusto Esteves (1891 - 1966), dando ênfase para a sua atuação como desenhista da FMUSP a partir da década de 1930.

O pintor e desenhista estabeleceu um diálogo com o mundo científico e da medicina, fazendo ver por meio de sua biografia, aquarelas e objetos de cera - Esteves moldou mais de 200 peças reproduzindo diversas dermatoses - os interesses especiais que embalavam cientistas e médicos entre os anos de 1930 e 1950.

As imagens do acervo da Fundação compõem a primeira parte da exposição, que apresenta um perfil biográfico do artista paranaense, e ilustram a cidade de São Paulo desde a chegada de Augusto Esteves na Capital, na década de 1910, até o final de sua produção de peças em cera, na década de 1950.

O Museu Histórico "Prof. Carlos da Silva Lacaz" fica na Avenida Dr. Arnaldo, 455, Cerqueira César, São Paulo - SP.




Vista da Rua 15 de Novembro em direção ao Brás em 1911, período em que Augusto Esteves mudou-se do Paraná para a capital paulista. Foto de Guilherme Gaensly

Rede Museu da Energia


Rede Museu da Energia comunica recesso de final
de ano

Durante as festas de final de ano, a Rede Museu de Energia entrará em período de recesso. Confira, abaixo, o funcionamento de cada unidade:

Museu da Energia de Itu: fechado de 24 de dezembro (sábado) a 2 de janeiro (segunda-feira), com retorno de atividades normais a partir do dia 3 de janeiro (terça-feira).

Museu da Energia de Salesópolis:
fechado de 24 de dezembro (sábado) a 2 de janeiro (segunda-feira), com retorno de atividades normais a partir do dia 3 de janeiro (terça-feira).

Museu da Energia de São Paulo:
fechado de 23 de dezembro (sexta-feira) a 2 de janeiro (segunda-feira), com retorno de atividades normais a partir do dia 3 de janeiro (terça-feira).




Todas as unidades voltam a funcionar no dia 3 de janeiro de 2017 (terça-feira)

Espaço das Águas


Presidente da Fundação
Energia e Saneamento
concede entrevista à
Revista Saneas

Em sua última edição, a Revista Saneas, periódico técnico de referência no setor de saneamento ambiental, publicou entrevista com o presidente do Conselho de Administração da Fundação Energia e Saneamento Sergio Augusto de Arruda Camargo. Engenheiro graduado pela Universidade Mackenzie e mestre em Engenharia Hidráulica - Obras Hidráulicas pela Escola Politécnica da USP, Camargo preside a instituição desde o final de 2015.

Para ter acesso à entrevista, clique aqui. A Revista Saneas é editada pela AESabesp - Associação dos Engenheiros da Sabesp.




Notícias


Em janeiro, Museu da Energia
de Itu promove ação
"Férias no Museu"

Como forma de oferecer atividades diversificadas ao público infantil em férias, o Museu da Energia de Itu recebe, em janeiro, a oitava edição da Mostra Nacional de Produção Audiovisual "Circuito Tela Verde". O projeto - que envolve centros culturais do país e é realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) - promove a exibição de curtas-metragens e animações que exploram e estimulam iniciativas socioambientais.

Nos dias 11, 18 e 25, o Museu exibe filmes da série "Vila Sésamo", acompanhados de ações educativas. Todas as atividades são gratuitas. Confira abaixo a programação.

11 de Janeiro, às 15h30
Curta: "Vivendo Juntos" / Ação Educativa: "Os Lugares se Comunicam"
Cada pessoa possui uma memória sobre determinado lugar e cada lugar se comunica através de características próprias. Por meio de um jogo de cartas, o visitante é levado a reconhecer estes lugares e refletir sobre os "pré-conceitos" que concebemos ao olhar um determinado espaço.

18 de Janeiro, às 15h30
Curta: "Brinquedo Novo" / Ação Educativa: Brinquedoteca
Após a exibição do curta, os participantes serão convidados a criar brinquedos a partir de materiais recicláveis.

25 de Janeiro, às 15h30

Curta: "O que o Elmo quer" / Jogo Educativo: "Na trilha da Sustentabilidade"
Um jogo com tabuleiro, em tamanho natural, que aborda o tema consumo sustentável.




Público infantil em férias poderá participar de diversas atividades.
Foto de Caio Mattos




Corpo Editorial: 
Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Bianca Grazini e Tatiane Oliveira
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2016 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.


Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: imprensa@energiaesaneamento.org.br



Rede Museu da Energia
Espaço das Águas


@energiaesaeamento




Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web