Boletim - Dezembro 2020

Fundação Energia e Saneamento





Localizado no Centro Histórico de Itu, o sobrado que abriga o Museu da Energia foi construído em 1847 e até hoje é referência na cidade. Foto: Caio Mattos

DESTAQUE

Museu da Energia de Itu comemora 21 anos
de história com programação cultural



Em dezembro, a unidade de Itu do Museu da Energia completa 21 anos de portas abertas ao público. Ao longo do tempo, o espaço museológico tem se consolidado como um centro de referência cultural na cidade de Itu e, como forma de celebrar, a equipe preparou uma programação que conta com a apresentação virtual de show e teatro a partir do dia 14/12, a ser transmitido no canal oficial no YouTube. A ação também integra o projeto "Museu da Energia de Portas Abertas", que oferece atividades 100% digitais em 2020, devido a pandemia da Covid-19.

Trajetória

O sobrado que abriga o Museu da Energia, construído em 1847, localiza-se no Centro Histórico de Itu e passou por diversos usos nas últimas duas décadas. Desde 1908, a edificação funcionou como agência de atendimento das companhias de energia que atuaram na cidade. Em 1998, o sobrado foi doado à Fundação Energia e Saneamento, que iniciou as obras de restauro, devolvendo ao imóvel as características da arquitetura urbana do século 19 e adaptando algumas áreas para a infraestrutura do Museu.

Em 14 de dezembro de 1999, o Museu da Energia de Itu foi inaugurado como a primeira unidade dos Museus mantidos pela Fundação. Desde então, já recebeu diversas exposições e eventos, desenvolvendo projetos e ações educativas dentro e fora de seu espaço, e assumindo o papel, na cidade, de um espaço cultural de encontro e lazer para a comunidade ituana.






Profissional da Fundação Energia e Saneamento durante tratamento técnico em acervo. Foto: Gustavo Morita.

ACERVO

Fundação conclui projeto de digitalização
dos clippings da Light



Em 2020, a Fundação Energia e Saneamento conclui o tratamento técnico do acervo de clippings (recortes de jornais) da Light, companhia de energia que se instalou em São Paulo em 1900. O trabalhou integrou a premiação que a Fundação recebeu por meio do Edital de Apoio à Digitalização de Acervos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Após as etapas de higienização, acondicionamento, catalogação e digitalização do acervo, os clippings já podem ser consultados no site da Fundação, em breve sendo possível o agendamento do atendimento de consulta presencial.

Os números impressionam, cerca de 1.650 álbuns tratados e mais de 18 mil páginas de imagens digitalizadas. Foram mais de 360 mil páginas higienizadas e lidas pela equipe do Acervo da Fundação, e no caso da série de Matérias Publicadas na Imprensa do Fundo da Light, é possível encontrar não apenas menções a obras ou assuntos ligados à companhia, mas temas como a II Guerra Mundial e seu impacto no Estado de São Paulo, ou notícias da área de política e economia, transformando o arquivo relevante para o estudo das transformações do Estado, Brasil e Mundo ao longo do século 20.






Apresentação especial dos Doutores da Alegria acontece no YouTube do Museu da Energia. Foto: Divulgação

NATAL 2020

Festival de Natal no Museu da Energia
de São Paulo



No dia 23/12, o Museu da Energia de São Paulo vai sediar a apresentação artística dos Doutores da Alegria, a partir das 16h30, a ser transmitida em seu canal no YouTube. A atração é uma das principais do Festival de Natal de São Paulo, evento promovido pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SMTur).

A instituição museológica é uma das apoiadoras da iniciativa que leva como tema "Um sonho de cidade". A programação virtual neste ano evoca a perspectiva de realizar o que as pessoas desejam para a cidade, aproveitando o espírito natalino.

Para você não perder, inscreva-se no canal oficial do Museu e ative o sininho das notificações para receber o lembrete no dia da apresentação.






Participantes do projeto durante a implementação do Espiral de Ervas, em Carlópolis/PR.

COMUNIDADE

Projeto socioambiental promovido pela Fundação beneficia diversas pessoas e instituições


Entre setembro e dezembro deste ano, a Fundação Energia e Saneamento realizou o Fazendo a Diferença, que consiste em criar um processo de mobilização social e educação ambiental para a população dos municípios de Chavantes - SP, Ribeirão Claro - PR e Carlópolis - PR.

O projeto que é realizado em parceria com o Transforma Aí, e conta com patrocínio da CTG Brasil, se prepara para a etapa final, em razão da conclusão das oficinas gratuitas relacionadas ao consumo consciente de energia, manejo de água, produção de alimentos e tratamento de resíduos sólidos e as implementações das tecnologias ambientais de baixo custo, realizadas em cada região.

"Foi gratificante ter participado", comenta Helena Maria Batista Santos, Diretora de Escola Infantil em Carlópolis. Helena agora pretende repassar o conhecimento adquirido para as crianças da escola, "os temas trabalhados nas oficinas são de extrema relevância, e nós temos a missão de ensinar como é importante o envolvimento e a preocupação com a terra, com a água, com os elementos naturais. Esses ensinamentos fazem parte do nosso investimento no futuro", conclui.






Ana Sbrissa, coordenadora do Museu da Energia de Itu, e Fernando Maia, educador ambiental do Museu da Energia de Salesópolis, explicam os protocolos de reabertura de cada unidade.

DEU NA MÍDIA

Reabertura das unidades do Museu da Energia


Desde novembro as unidades do Museu da Energia, mantidas pela Fundação Energia e Saneamento, retomaram as atividades presenciais. Considerando a nova rotina, a instituição passa a receber o público com agendamento prévio e limite de capacidade, além de outras orientações que proporcionam uma visita segura. O jornalismo da TV TEM e TV Diário, afiliadas à Rede Globo, estiveram nas unidades do interior e contam mais sobre a reabertura. Confira as reportagens e agende a sua tour.




Comunicação Institucional: Flávia Meira
Apoio à pesquisa: Maria Fernanda Mendes e Freitas e Tatiana Ishikawa
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2020 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.

Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber
nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: comunicacao@energiaesaneamento.org.br



Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web