Boletim - Junho 2017

Fundação Energia e Saneamento

Memória



Prédio do Banespa na década de 1940, após a sua inauguração


Símbolo da Capital, edifício Altino Arantes completa 70 anos


Inaugurado em 27 de junho de 1947, o edifício Altino Arantes, mais conhecido como "Prédio do Banespa", completa 70 anos nesta terça-feira. Localizado na Rua João Brícola, próximo ao triângulo histórico formado pelas ruas São Bento, XV de Novembro e Direita, e que também recebeu, no passado, o centro bancário de São Paulo, o arranha-céu é um dos símbolos icônicos da cidade e contemporâneo à renovação da região, que foi marcada, à época, pela construção de projetos arquitetônicos modernos.

Erguido entre 1939 e 1947 e inspirado no Empire State Building, de Nova York, o prédio foi idealizado para sediar o Banco do Estado de São Paulo (Banespa). Com 161 metros de altura e 35 andares, seu projeto arquitetônico original, em art déco, foi modificado com a inclusão da torre e de linhas modernas na fachada. Considerado, nos anos 1940, a maior construção de concreto armado do mundo, figura hoje como o terceiro prédio mais alto da Capital.

Privatizado em 2000 pelo grupo Santander, o prédio recebe visitantes em sua torre, que proporciona uma visão de 360° e permite a visualização de, além das principais edificações do Centro, os prédios da Avenida Paulista, o Pico do Jaraguá e a Serra do Mar.

Altino Arantes (1876-1965)

Nascido em Batatais (SP) e formado em Direito pela Faculdade do Largo São Francisco, Altino Arantes foi deputado federal e presidente da Província de São Paulo (o equivalente a governador do Estado) entre 1916 e 1920. Durante o período de sua gestão, o Banespa, fundado por meio de capital estrangeiro, foi nacionalizado. O político participou ativamente da Revolução Constitucionalista tendo, inclusive, colaborado na preparação do plano de luta armada. Após a sua morte, em 1965, o prédio do Banespa receberia o nome de Altino Arantes, primeiro presidente brasileiro do banco.




Altino Arantes (sentado, de óculos) ao lado de seus companheiros durante a Revolução de 1932





Vista do Viaduto do Chá. Ao fundo, vê-se o edifício do Banespa, então o mais alto da Capital. Década de 1940.

Rede Museu da Energia


Museu da Energia de Itu integra programação oficial do Festival Interfoto 2017

Entre 12 e 16 de julho, Itu recebe o Festival InterFoto 2017, evento que visa expandir o diálogo da produção fotográfica brasileira com o interior paulista, trazendo, à cidade, nomes consagrados e novos talentos do setor. O Festival ocupará diversos espaços culturais, entre eles o Museu da Energia de Itu, que receberá a exposição do fotógrafo Sergio Roberg, e o projeto "Ver, entender e proteger", que reúne imagens de João Rosa e Erico Hiller, da revista National Geographic.

Durante o período, a Fábrica São Luis recebe a mostra fotográfica "Meu Ambiente", produzida a partir de um projeto de valorização do patrimônio arquitetônico de Itu, e organizada pelo setor educativo do Museu da Energia com os estudantes da EMEJA Professora Maria da Glória Amirat.




Imagens de Erico Hiller para a National Geographic compõem exposição no
Museu da Energia de Itu. Foto: Divulgação

Espaço das Águas


Programa de recuperação
de mananciais em Salesópolis
entra em nova fase

Uma parceria entre a ONG The Nature Conservancy - TNC, a Prefeitura Municipal de Salesópolis, a Fundação Energia e Saneamento, o Museu da Energia e outras instituições públicas e privadas, o Programa Produtor de Água - Salesópolis está em busca de novos proprietários rurais da região interessados em aderir ao projeto. A iniciativa, criada em 2014, auxilia os agricultores salesopolenses na adoção de práticas conservacionistas, oferecendo, em troca, alguns benefícios, entre eles a assistência gratuita para o Cadastramento Ambiental Rural - CAR e o recebimento de recursos financeiros por meio do Pagamento por Serviços Ambientais - PSA.

Com o objetivo de conservar e recuperar os mananciais do município de Salesópolis, o programa, iniciado no bairro dos Pintos, já reúne 25 propriedades rurais com projetos de conservação de água, e 20 proprietários financeiramente recompensados pelos serviços ambientais prestados à sociedade. Informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail meioambiente@salesopolis.sp.gov.br.




Programa busca proprietários rurais dispostos a aderir a práticas conservacionistas.
Foto de Elvis Japão

Notícias


Centro histórico de Itu recebe
primeira edição do ano da feira cultural "Arte no Beco"

No dia 16 de julho, o "becão" do centro histórico de Itu, ao lado do Museu da Energia, recebe a 13ª e primeira edição do ano da feira cultural "Arte no Beco". Com uma programação diversificada e voltada à toda a família, o evento acontece das 11 às 16 horas e reunirá diversas atividades artísticas e educativas na Rua de Pedestres Marcos Steiner Neto, entre elas música, fotografia, artes plásticas, artesanato, literatura e gastronomia.

Na data, o Museu da Energia de Itu estará com entrada gratuita e os visitantes poderão conferir as exposições do local, entre elas "História, Energia e Cotidiano" e a mostra "Fontes e Chafarizes".




Evento reúne música e artes no beco ao lado do Museu da Energia de Itu.
Foto de Fernanda Morais


Cidade de Itu recebe mostra
"Belle Époque na Garoa"

De 7 a 27 de julho, a Prefeitura de Itu exibe, em seu hall de entrada, a exposição fotográfica "Belle Époque na Garoa: São Paulo entre a tradição e a modernidade". Produzida pela Fundação Energia e Saneamento, a mostra retrata os desdobramentos da chamada belle époque na capital paulista, com destaque para as transformações urbanas, sociais, políticas e culturais ocorridas na cidade no início do século 20.

A Prefeitura da Estância Turística de Itu fica na Avenida Itu 400 anos, s/n, Itu - SP.




Exposição permanece até o dia 27 de julho em Itu. Foto: Divulgação


Corpo Editorial: 
Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Bianca Grazini e Tatiane Oliveira
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2016 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.


Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: imprensa@energiaesaneamento.org.br



Rede Museu da Energia
Espaço das Águas


@energiaesaeamento




Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web