Boletim - Março 2017

Fundação Energia e Saneamento

Memória



Trabalhadores posando no embarque do café no Porto de Santos. S.d.


Café, ferrovia e porto: livro iconográfico explora desenvolvimento
do cais de Santos


Na virada do século 19 para o 20, o lucro advindo da produção e comercialização do café teve papel importante na industrialização e urbanização do Brasil, sendo a energia elétrica um motor indispensável a tais processos. Recém-lançado pelo Museu do Café, o livro "Café, ferrovia e porto" traz luz a esse período de modernização, tendo como foco a transformação de uma região específica: o Porto de Santos e o cais da ferrovia São Paulo Railway, no bairro do Valongo. Com documentos iconográficos e textuais de diversos fundos e coleções, incluindo o acervo da Fundação Energia e Saneamento, a obra reúne mais de 150 fotografias que buscam traçar a relação entre o café e o desenvolvimento da área portuária santista.

Com autoria de Bruno Bortoloto, Guilherme Barros, Marília Bonas e Pietro Amorim, a publicação é resultado de 10 meses de produção e concretizou-se por meio de uma parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo. A publicação também objetiva apresentar o trabalho de pesquisa e preservação feito pela instituição, criada em 1998 com a missão de preservar, pesquisar e divulgar a importância da história do café para o Brasil e o mundo.

Para a composição do livro, a Fundação Energia e Saneamento realizou a cessão de uso de oito imagens de seu acervo que registram a cidade de Santos e os procedimentos de embarque e transporte do café à época.




Vista do Porto de Santos. S.d.




Carroças carregadas de café. S.d.



Vapor San Gottardo atracando no cais do Porto. Gaensly & Lindemann. C. 1898




Transporte do café para a estação ferroviária. S.d.



Vista aérea da ferrovia São Paulo Railway. C. 1920

Rede Museu da Energia


Museu da Energia recebe estudantes vencedores
do projeto "Aprendendo
a Reciclar"

No dia 28 de março, o Museu da Energia de Salesópolis recebe a visita especial de um grupo de estudantes da Escola Municipal Professora Sônia Maria da Fonseca. Os alunos foram os vencedores da gincana elaborada dentro do projeto "Aprendendo a Reciclar", iniciativa do Museu da Energia que vem contribuindo para o aumento significativo da arrecadação de resíduos da coleta seletiva da cidade. Durante a ação na comunidade escolar, que mobilizou mais de 200 alunos, foram arrecadadas 12.780 garrafas PET.

No passeio, além de conhecer a Usina de Salesópolis, as exposições e a beleza natural do espaço, os alunos participarão de ações educativas e poderão percorrer algumas das trilhas ecológicas da unidade. O projeto é realizado em parceria com a ARES - Associação dos Recicladores da Estância de Salesópolis. Informações sobre os projetos e ações educativas oferecidas pelo Museu podem ser obtidas pelo e-mail:
salesopolis@museudaenergia.org.br.




Alunos da EMEF Sônia Maria da Fonseca venceram gincana de reciclagem
e terão como prêmio passeio ao Museu da Energia.
Foto de Rodolfo Marcondes

Espaço das Águas


Museu da Energia de
Salesópolis promove ação
para o Dia Mundial da Água

Até esta sexta-feira (24/3), o Museu da Energia de Salesópolis promove na Escola Municipal Antônio Alves de Alvarenga a ação educativa "Horta Escolar". A atividade, que celebra o Dia Mundial da Água (22 de março), visa despertar a reflexão sobre temas como a alimentação saudável, o consumo de produtos orgânicos e a importância da água para a produção dos alimentos, auxiliando na criação de uma horta na escola.

A equipe educativa do Museu da Energia dará atenção especial para a utilização dos recursos hídricos na produção dos alimentos e na preservação do meio ambiente. "A ideia é abordar a importância de regar os alimentos e de consumi-los frescos e livres de agrotóxicos, e de não usar defensivos químicos, pois contaminam rios, lagos e lençol freático. A reutilização da água da chuva também será apresentada", explica o biólogo e educador do Museu da Energia, Fernando Maia.




Importância da irrigação na produção de alimentos será abordada em ação educativa. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Notícias


Fundação Energia e
Saneamento lança
promoção de aniversário
na lojinha online

Como forma de celebrar o aniversário de 19 anos da Fundação Energia e Saneamento, completados em março, a Rede Museu da Energia oferecerá descontos de 30% nos quadros de sua loja online, emoldurados com imagens antigas da Capital, provenientes do acervo da instituição. A promoção de 50% de desconto nas publicações da Fundação também segue no portal. Os itens podem ser conferidos no site:

https://lojadomuseu.facileme.com.br/




Corpo Editorial: 
Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Bianca Grazini e Tatiane Oliveira
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2016 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.


Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: imprensa@energiaesaneamento.org.br



Rede Museu da Energia
Espaço das Águas


@energiaesaeamento




Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web