Boletim - Março 2018

Fundação Energia e Saneamento

Memória



Salto de Itapura, no Rio Tietê, registrado pela Comissão Geográfica e Geológica de São Paulo em 1905


Seminário e exposição apresentam história do Rio Tietê


Até o dia 13 de abril, o Arquivo Público do Estado de São Paulo - APESP (Rua Voluntários da Pátria, 596) abriga a exposição "Expedição Tietê: registros de usos, ocupação e recuperação". A mostra propõe uma viagem pelo maior rio do Estado, por meio de documentos do acervo do Arquivo do Estado, da Fundação Energia e Saneamento e da Sabesp. Painéis verticais, vitrines e TVs reúnem documentos textuais, fotos, mapas e livros que representam as diversas formas de utilização do rio, apresentando temáticas como a geração de energia, a navegação, o lazer, a prática de esportes e a preservação do Tietê.

Aberta no dia 14 de março, a exposição foi inaugurada com a promoção de um seminário. Inspirado na realização do Fórum Mundial da Água, ocorrido em Brasília entre 17 e 23 de março, o evento teve como objetivo discutir a gestão das águas, as memórias e formas múltiplas com que a sociedade utilizou e utiliza os recursos naturais do Tietê.

Mediado por Rose Marie Inojosa, do Arquivo Público do Estado, o seminário contou com a participação do presidente do Conselho de Administração da Fundação Energia e Saneamento, o engenheiro Sergio Augusto de Arruda Camargo; do professor da Unifesp e pesquisador Janes Jorge, autor do livro "Tietê, o rio que a cidade perdeu: São Paulo, 1890-1940"; e do biólogo e ambientalista Cesar Pegoraro, consultor da Fundação SOS Mata Atlântica.

Na ocasião, o presidente Sergio Camargo apresentou um pouco da história da geração hidrelétrica no Tietê, desde as primeiras usinas instaladas no rio, como Parnaíba (1901), até a chegada das grandes hidrelétricas, construídas a partir dos anos 1950, e que contribuem até hoje para a geração de energia no Estado. Em sua fala, o engenheiro também destacou as ações socioambientais do Museu da Energia de Salesópolis, instalado na Pequena Central Hidrelétrica de Salesópolis, primeira usina do percurso do Tietê, localizada próxima da região de sua nascente.

O registro do seminário "Expedição Tietê: registros de usos, ocupação e recuperação" pode ser conferido aqui.



Engenheiro Sergio Camargo destacou história da geração hidrelétrica no Tietê,
desde o início do século 20 até os dias atuais




Na foto, da esquerda para a direita, Flávio Ricci Arantes, Sergio Camargo,
Cesar Pegoraro, Rose Inojosa, Fernando Padula e Janes Jorge



Em exposição, painéis, vitrines e telas apresentam história do Tietê




Exposição permanece no Arquivo Público do Estado até o dia 13 de abril

Rede Museu da Energia


Museu da Energia de SP recebe Programa Conhecendo Museus


Entre os dias 22 e 24 de março, o Museu da Energia de São Paulo recebeu a equipe do programa "Conhecendo Museus", exibido nos canais TV Brasil e TV Escola.

O programa apresenta, com detalhes, os principais museus do Brasil, como forma de divulgar bens e valores culturais, além de divertir e fomentar o surgimento de novos públicos às instituições culturais. O episódio que apresenta o Museu da Energia será exibido na quinta temporada do programa, ainda sem data para exibição.

Para saber mais sobre o programa, acesse o site aqui.




Gravações do programa ocorreram entre 22 e 24 de março

Espaço das Águas


Estudantes aprendem sobre
geração de energia no Tietê


De 20 a 23 de março, mais de 900 alunos das escolas públicas Sonia Maria da Fonseca e Rosa Maria de Souza, em Salesópolis, receberam a equipe educativa do Museu da Energia para ações que visaram a celebração do Dia Mundial da Água (22).

As crianças e adolescentes puderam conhecer experi- mentos de geração de energia e aprender sobre como funciona a Pequena Central Hidrelétrica de Salesópolis, usina centenária instalada no Rio Tietê.

O Museu da Energia desenvolve diversas atividades junto às escolas do município, como o projeto "Aprendendo a Reciclar" e "Horta nas Escolas". Professores e diretores interessados nas ações podem entrar em contato pelo e-mail salesopolis@museudaenergia.org.br.




Mais de 900 estudantes participaram das ações desenvolvidas pelo educativo do Museu

Notícias


Casa da Cultura de Altinópolis recebe exposição de fotos da Capital na belle époque

Até 27 de abril, a Casa da Cultura de Altinópolis (Rua Barão do Rio Branco, 238, Centro) recebe a exposição "Belle Époque na Garoa: São Paulo entre a tradição e a modernidade". A mostra, produzida pela Fundação Energia e Saneamento, retrata os desdobramentos da chamada belle époque na Capital paulista.

Até o final do ano, a exposição irá passar por cidades da região de Franca e Ribeirão Preto em uma parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo - SISEM SP e a Associação Cultural Paulo Duarte.




Exposição apresenta São Paulo no início do século 20


Site canadense destaca
Museu da Energia como
atração imperdível na Capital

O Museu da Energia de São Paulo entrou para a lista de um artigo da Flight Network, maior agência online de viagens do Canadá. O museu integrou uma seleção de 16 estabelecimentos listados na reportagem como uma atração imperdível para uma "escapada" de três dias na cidade de São Paulo.

Descrevendo o museu como uma visita obrigatória para famílias, a jornalista Jessica Vincent destaca a projeção de filmes, os jogos interativos e os experimentos que permitem ao visitante aprender de forma prática sobre a energia como algumas das atrações imperdíveis do "fascinante Museu da Energia".

Confira aqui o artigo.





Museu é indicado como atração imperdível para a família. Foto de Jo Bellissimo


Corpo Editorial: 
Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Maria Fernanda Mendes e Freitas e Danieli Giovanini
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2018 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.


Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: imprensa@energiaesaneamento.org.br



Rede Museu da Energia
Espaço das Águas


@energiaesaeamento











This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*
Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web