Boletim - Maio 2014

Fundação Energia e Saneamento

Memória

Os 100 anos da Ponte Pênsil

Principal cartão-postal da cidade de São Vicente (SP), a Ponte Pênsil completou 100 anos em 21 de maio. Utilizada como via de ligação entre a Ilha de São Vicente e a Praia Grande, a estrutura foi inaugurada em 1914 com o objetivo de sustentar as tubulações que levavam o esgoto produzido em Santos e São Vicente, para ser lançado na Ponta de Itaipu, em Praia Grande.

Construída pela antiga Comissão de Saneamento de Santos, a Ponte Pênsil, primeira do gênero no Brasil, foi projetada, em 1910, pelo engenheiro sanitarista Francisco Rodrigues Saturnino de Brito (1864-1929), considerado um pioneiro do setor no país. Além da ponte, Saturnino planejou um eficiente sistema de esgotamento sanitário e os canais de Santos. Na época, o progresso urbano aliado à falta de planejamento levou a cidade a uma crise epidêmica, com surtos de febre amarela e tifoide, malária, varíola e peste bubônica. Com as obras de saneamento, Santos livrou-se da insalubridade.




Inauguração da Ponte Pênsil de São Vicente em 21 de maio de 1914. Acervo Memória Sabesp

A inauguração

Com festa e repercussão internacional, a inauguração da Ponte Pênsil no dia 21 de maio de 1914 marcou, oficialmente, o início do funcionamento do sistema de saneamento de Santos e São Vicente. Participaram da cerimônia autoridades locais e políticos como o então prefeito de São Paulo, Washington Luís, além de senadores, deputados, autoridades consulares e eclesiásticas. Membros do Automóvel Club de São Paulo também desceram a Serra para transitarem, pela primeira vez, pela Ponte.

Bandeiras ornamentaram a estrutura no dia da inauguração, e a municipalidade ofereceu aos convidados um lunch ao ar livre; no local, foram expostas duas pinturas de Benedicto Calixto (1853-1927) representando a obra de engenharia. Saturnino de Brito, que estava a trabalho no Recife, cidade onde também idealizou importantes obras de saneamento, enviou um telegrama de congratulações.

A ponte hoje

Na década de 1970, foi construído o Emissário Submarino de Santos, sistema mais eficiente que possibilitava o lançamento do esgoto a cerca de 6 km da praia. Com isso, as tubulações da Ponte Pênsil deixaram de ser utilizadas. Sua estrutura, agora, recebe o trecho de uma adutora de água tratada que atende Santos e São Vicente. Atualmente, a via também passa por uma reforma que substituirá os 16 cabos de aço que a sustentam, mas que manterá sua estrutura metálica original - uma obra de engenharia complexa, inédita no Brasil.




Empregados trabalham nas obras de construção da avenida de acesso
à Ponte, 1910. Acervo Memória Sabesp



Ponte Pênsil em construção. S.d. Acervo Memória Sabesp


"Esta ponte, elegantemente lançada, e que representa um melhoramento de incontestável valor, causa desde
o primeiro golpe de vista uma impressão magnífica com o seu todo monumental"

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo, em 22 de maio de 1914
 




Ponte em construção. Em destaque, cabos de sustentação de aço, fabricados
na Alemanha. S.d. Acervo Memória Sabesp





Tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual, a ponte terá seus cabos
de sustentação substituídos, em obra inédita no Brasil. Foto: Arquivo / Prefeitura Municipal de São Vicente

Rede Museu da Energia

Ações educativas
comemoram o Dia Mundial
da Energia

O baixo nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas brasileiras, principal fonte energética do país, tem trazido à tona debates sobre um possível risco de racionamento. Como forma de explorar o assunto, a Rede Museu da Energia preparou, para o Dia Mundial da Energia (29 de maio), ações que apresentam alternativas à energia hidrelétrica. Os Museus da Energia de Itu, Salesópolis e São Paulo promoverão atividades e experimentos com base em diferentes fontes de energia, entre elas a solar e a geotérmica. Confira!

Museu da Energia de Salesópolis - de 26 de maio a 1º de junho, ação educativa apresenta a história da energia, suas diferentes fontes e usos na atualidade, além de revelar os princípios da energia geotérmica, fonte pouco conhecida entre as renováveis.

Museu da Energia de Itu - de 27 a 30 de maio, grupos escolares em visita poderão confeccionar e levar para casa experimentos como o "barquinho a vapor", uma mini máquina que apresenta os princípios da energia térmica.

Museu da Energia de São Paulo - no dia 29 de maio, público poderá participar de oficinas sobre diferentes fontes, entre elas a do motor homopolar (energia eletromagnética), a máquina a vapor (termelétrica) e o painel solar.



Ação educativa no Museu da Energia de Salesópolis. Foto de Caio Mattos

Espaço das Águas

Fundação participa do
"Viva a Mata" 2014

Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação Energia e Saneamento participa do "Viva a Mata - Encontro Nacional pela Mata Atlântica", evento da SOS Mata Atlântica que começou nesta sexta-feira, 23 de maio, no Parque Ibirapuera. Realizado às vésperas do Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio), o "Viva a Mata" traz exposições, shows, teatro, oficinas e debates com o objetivo de sensibilizar os cidadãos sobre a conservação das florestas.

Nesta 10ª edição do encontro, o tema é "Mata Atlântica, Sua Casa", que propõe discutir a relação entre o bioma, o ambiente urbano e a qualidade de vida. A Fundação Energia e Saneamento estará presente com a exposição de cartuns "Água: Energia do Planeta", além das oficinas de experimentos "filtração de água" e "pluviômetro caseiro".

Viva a Mata 2014: de 23 a 25 de maio, das 9h às 18h
Marquise do Ibirapuera





Público do "Viva a Mata" poderá conferir experimento sobre a filtração de água,
entre outros

Notícias

Livro "Catullo Branco" terá
lançamento no 6º Encontro
Paulista de Museus

A Fundação Energia e Saneamento participará do 6º Encontro Paulista de Museus (EPM), evento organizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) que acontece entre 2 e 4 de junho na Capital. No dia 3 de junho, às 18h30, a instituição realizará no encontro o lançamento do livro "Catullo Branco: o homem dos moinhos de vento", com a presença dos autores Isabel Felix, Miguel Zioli e Maria Blassioli. Na data, também será possível adquirir "Belle Époque na Garoa: São Paulo entre a tradição e a modernidade", outra obra publicada pela Fundação.

Além de lançamentos, o EPM promove painéis de debate, e nesta edição reunirá profissionais do setor para discutir o tema "ressignificação dos museus", sobre a necessidade de repensar o papel dos espaços e de suas práticas. Durante o evento, a Fundação também divulgará as atividades do Museu da Energia de Itu.



Foto: Camila de Dominicis

Rede Museu da Energia
promove ações especiais
durante Semana Nacional de
Museus

De 13 a 18 de maio, as unidades da Rede Museu da Energia realizaram atividades especiais em comemoração à 12ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O evento incentiva instituições museológicas de todo o país a desenvolverem programações voltadas a um tema central, que em 2014 foi "Museus: as coleções criam conexões".

Em Itu, o Museu da Energia preparou a ação educativa "Operação: Sala da Vovó", que estimulou crianças a refletirem sobre as transformações e diferentes usos da sala de estar ao longo das décadas, a partir da observação de maquetes que apresentam a eletricidade no ambiente doméstico.

Com a exposição "Guarapiranga: uma represa centenária", o Museu da Energia de Salesópolis apresentou a história da Guarapiranga e propôs um debate sobre as semelhanças entre a reserva de água da Capital e a barragem da Usina de Salesópolis, ambas centenárias.

No Museu de São Paulo, a equipe educativa conduziu, durante a semana, uma série de ações inspiradas na prática do colecionismo, como oficinas, jogos e exibição de filmes.



Em Itu, maquetes foram utilizadas na ação educativa "Operação: Sala da Vovó".
Foto: Caio Mattos

Feira cultural "Arte no Beco"
agita centro histórico de Itu

Mais de 500 pessoas ocuparam, no último domingo (18/05), o Passeio Público Marcos Steiner, ou, como é mais conhecido, "Becão" do centro histórico de Itu. Dança, música, fotografia, grafite, teatro e oficinas de arte foram algumas das atrações que o público pôde conferir na 2ª edição da Feira no Beco, evento promovido pelo Museu da Energia de Itu em parceria com a produtora Mutirõ Cultural e a Secretaria Municipal de Cultura.

Participação

A próxima edição do evento acontece no dia 6 de julho. Artistas e Artesões que desejarem participar voluntariamente do projeto podem encaminhar sua proposta para o e-mail: contato@motirocultural.com.br.




Foto: Fernanda Morais

Corpo Editorial:   Carolina Campos, Glaucy Celestino da Silva, Isabel Felix, Maíra Scarello, Mariana de Andrade e Miguel Zioli
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2014 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.


Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: imprensa@energiaesaneamento.org.br



Rede Museu da Energia
Espaço das águas





Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web