Exposição inédita apresenta fotos históricas de Salesópolis

vistasalesópolis

Para celebrar seus 15 anos de atividades, o Museu da Energia de Salesópolis apresenta a exposição fotográfica "A Cidade e a Usina", mostra que busca rememorar alguns dos marcos significativos da trajetória da cidade e de sua centenária hidrelétrica. 

Fundada no cruzamento de duas rotas comerciais que ligavam São Paulo e Jacareí ao litoral, Salesópolis, originalmente um povoado chamado São José do Paraitinga, abriga uma das mais antigas unidades da Rede Museu da Energia. 

Aberto ao público no ano 2000, o Museu da Energia de Salesópolis encontra-se instalado na área da Pequena Central Hidrelétrica de Salesópolis. Construída na Cachoeira dos Freires, no Rio Tietê, a Usina constitui um dos marcos da história do desenvolvimento econômico do município. 

Inaugurada em 1913, a Hidrelétrica gerava energia, de início, apenas para Mogi das Cruzes, município mais importante da região. No ano seguinte passou a fornecer eletricidade para Salesópolis e cidades vizinhas. Desativada em 1988, a Usina passou a integrar o acervo da Fundação Energia e Saneamento em 1998 e, após ser restaurada, transformou-se, no ano 2000, no Museu da Energia de Salesópolis, voltando a gerar energia em 2008. 

Realizada com o apoio do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural - PROAC, a exposição "A Cidade e a Usina" conta com o patrocínio da EDP, empresa que atua na área de comercialização, geração e distribuição de energia elétrica no País, com apoio institucional do Instituto EDP, organização que coordena as ações socioambientais do Grupo. 

Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web