Neto de aviador inglês George Nelson-Smith visita acervo da Fundação Energia e Saneamento

nelson-smithImagem do Rio Pinheiros registrada por Nelson-Smith em 1933. À direita, neto do aviador.

Na última sexta-feira (01/07), o Núcleo de Documentação e Pesquisa da Fundação Energia e Saneamento recebeu a visita do aviador George Calvet Nelson-Smith. Piloto da Korean Air, Calvet é neto de George Nelson-Smith, aviador inglês responsável por diversos levantamentos aerofotogramétricos, realizados entre 1928 e 1941 nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, sob encomenda da extinta companhia de energia Light. As imagens aéreas compreendem locais como o Rio Pinheiros antes de sua retificação, a Serra do Mar, e cidades como Santos e São Vicente, áreas de potencial hidrelétrico e de interesse para a empresa canadense.

Durante a Primeira Guerra Mundial, George Nelson-Smith serviu como piloto ao exército inglês, e iniciou a prática em fotografia aérea quando ainda atuava na fronteira francesa do conflito. Calvet, que teve pouco contato com o avô em vida, ficou muito emocionado ao ver as fotografias e mapas elaborados por Nelson-Smith. "O trabalho de vocês é muito especial. Em cada documento e foto existe uma história. Os olhos do meu avô estão aqui, e isso não tem preço."

No momento, a equipe do NDP trabalha no higienização, reacondicionamento e digitalização de todo o conjunto aerofotogramétrico da Fundação, com o objetivo de disponibilizar o material no banco online.


Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web