Obra revela presença da Belle Époque em São Paulo no início do século 20

bellepoque1

Jardim da Luz em 1908. Autoria de Guilherme Gaensly. 

A Fundação Energia e Saneamento lançará, no próximo dia 30 de novembro, sábado, sua mais nova publicação: Belle Époque na garoa - São Paulo entre a tradição e a modernidade.

O livro, que reúne texto da historiadora Marcia Camargos e imagens do acervo da Fundação, retrata os desdobramentos da Belle Époque na capital paulista, com destaque para as transformações urbanas, sociais, políticas e culturais ocorridas na cidade no início do século 20.

Iniciada no contexto europeu no final do século 19, a Belle Époque teve seu reflexo na realidade brasileira e caracterizou-se por um período cultural de triunfo da sociedade capitalista, ratificado pelas conquistas materiais e tecnológicas da época.

Aberto ao público, o evento de lançamento da obra acontecerá no Museu da Energia de São Paulo ( Al. Cleveland,601 - Campos Elísios), das 10h30 às 14h30.

Tiragem e pontos de venda

Com tiragem inicial de três mil exemplares, Belle Époque na Garoa - São Paulo entre a tradição e a modernidade estará à venda na Rede de Museus de Energia por R$ 60,00 e disponível para consulta gratuita no Núcleo de Documentação e Pesquisa da Fundação Energia e Saneamento. O título foi patrocinado pela AES Eletropaulo e recebeu o apoio do Governo do Estado, por meio do PROAC - Programa de Ação Cultural.

Sobre a autora

Jornalista e historiadora, Marcia Camargos é doutora em História pela Universidade de São Paulo (1999) e pós-doutorada no Instituto de Estudos Brasileiros (2003) da mesma universidade. Tem 22 livros publicados e vários prêmios, entre eles, o Jabuti.

Serviço:

Lançamento do Livro: Belle Époque na Garoa - São Paulo entre a tradição e a modernidade, texto de autoria de Marcia Camargos, 164 páginas, 99 fotos do acervo da Fundação Energia e Saneamento.
Quando: Sábado, dia 30 de novembro
Horário: das 10h30 às 14h30
Onde: na área externa do Museu da Energia de São Paulo
Endereço: Al. Cleveland, 601 - Campos Elísios - São Paulo

 

Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web