Cidade de São José do Rio Pardo recebe mostra ‘Belle Époque na Garoa’

bellepoque

A partir de 3 de abril, o público de São José do Rio Pardo poderá conferir, no espaço cultural Fábrica de Expressão, a mostra "Belle Époque na Garoa: São Paulo entre a tradição e a modernidade'. Produzida pela Fundação Energia e Saneamento, a mostra retrata os desdobramentos da chamada belle époque na capital paulista, com destaque para as transformações urbanas, sociais, políticas e culturais ocorridas na cidade no início do século 20.

Composta por imagens do acervo da Fundação Energia e Saneamento e texto baseado no livro homônimo da historiadora Márcia Camargos, os painéis da mostra destacam a inauguração do Teatro Municipal, o Carnaval no começo do século, os primórdios da Avenida Paulista e a Revolução de 1924.

A itinerância da exposição no interior é uma realização do do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari, a Fundação de Energia e Saneamento e a Prefeitura de São José do Rio Pardo.

Belle Époque

Iniciada no contexto europeu no final do século 19, a Belle Époque caracterizou-se pela crença no progresso material, simbolizado por uma fase de relativa paz social e prosperidade econômica. No Brasil, foi um período cultural de triunfo da sociedade capitalista, ratificado pelas conquistas materiais e tecnológicas da época.

Com entrada gratuita, a exposição pode ser vista até 5 de maio, de segunda a sexta-feira, das 7 às 22 horas. A Fábrica de Expressão está localizada na Rua Francisco Glicério, 64, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3682-7856 ou no site www.sisemsp.org.br.

Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web