Exposição mostra como os combustíveis participaram do desenvolvimento de São Paulo

A Fundação Energia e Saneamento, com patrocínio da Petrobras, inaugura, no dia 10 de outubro, a exposição "Energia e Sustentabilidade: Combustíveis". Na mostra, que ocupará uma sala no Museu da Energia de São Paulo, será possível entender como os combustíveis participaram e contribuíram no desenvolvimento, na industrialização e na urbanização do Estado de São Paulo.

Dividida em 16 painéis ilustrados com imagens do acervo da Fundação Energia e Saneamento, Banco de Imagens Petrobras e Instituto de Pesquisas Tecnológicas, a exposição apresenta como a energia, na forma de combustíveis, sempre teve profunda ligação com a maneira de viver do homem, desde a utilização da madeira como fonte de energia até os desafios atuais da indústria, como a geração de energias limpas.

Do carvão ao automóvel

Na exposição, é possível enxergar importantes marcos desta transformação, como as transições do uso de produtores de energia, do carvão aos biocombustíveis, como também a chegada dos automóveis, a construção de ferrovias e os avanços tecnológicos.

Sustentabilidade

A preocupação com o meio ambiente é outra perspectiva presente na mostra, que destaca o esforço das empresas do setor em pesquisar e desenvolver meios de gerar energia mais limpa e sustentável. "Energia e Sustentabilidade" apresenta as inovações que têm sido feitas e focaliza o Brasil como país com elevados níveis de fontes renováveis em sua matriz energética, entre elas o etanol, hidrelétricas e energia eólica.

Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2013.

 

 carro2

 Veículos de transporte de passageiros. S.d. Acervo Fundação Energia e Saneamento

 

carro3

Veículos na Avenida Prestes Maia. S.d. Acervo Fundação Energia e Saneamento
 
Serviço:
Exposição "Energia e Sustentabilidade: Combustíveis"
Data: de 10 de outubro a 30 de novembro de 2013
Horário de funcionamento do museu: de terça a sábado, das 10 às 17 horas
Endereço: Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos
Informações: 11 3333 5600, ramal 211

petrobras


Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web