Museu da Energia de Itu recebe cortejo da Bandeira do Divino

divino

No dia 13 de maio (domingo), o sobrado do Museu da Energia de Itu recebe, às 10h15, o Cortejo da Bandeira do Divino, solenidade da Folia do Divinoque antecede as comemorações da Festa de Pentecostes. O Museu da Energia será o quinto pouso a receber a bandeira e que passará por sete residências do eixo histórico da cidade, das 9h30 às 12 horas.

Durante o cortejo, que integra a condução da Bandeira do Divino por um alferes, os violeiros e cantores do Coral Vozes de Itu apresentarão as jaculatórias do Divino Espírito Santo escritas pelo maestro e compositor ituano Elias Álvares Lobo (1834 - 1901), patrono da cadeira 14 da Academia Brasileira de Música.

O pouso no Museu da Energia de Itu terá a duração de 10 minutos, com o tema "Fortaleza", representado pela cor vermelha. Sendo a Festa do Divino uma celebração de ação de graças, na ocasião, o público poderá oferecer prendas, em forma de doces, que serão encaminhadas às crianças do Lar Escola Santo Inácio.

A Folia do Divino é uma tradição religiosa popular, de origem portuguesa, que remonta ao período colonial, presente em várias regiões do país, e que, com características diferentes em cada cidade, pode trazer elementos da cultura indígena.

A celebração em Itu é realizada pelo Instituto Cultural de Itu - Núcleo Cultural da Folia do Divino Espírito Santo.

Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web