Exposição "História da Energia" itinera no Metrô Santa Cecília

corumbatai

Instalação de um rotor de gerador na Usina Jupiá, construída no Rio Paraná com tecnologia brasileira e inaugurada em 1974. S.d. Acervo Fundação Energia e Saneamento.

A partir do dia 10 de dezembro, a estação Santa Cecília do Metrô de São Paulo abriga a exposição itinerante "História da Energia Elétrica no Estado de São Paulo (1847-2013)". Produzida pela Fundação Energia e Saneamento, a mostra reúne, em uma linha cronológica, os marcos do processo de evolução da indústria de energia elétrica, fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Estado de São Paulo.

Por meio de painéis fotográficos e textos, é possível acompanhar o processo de implantação da energia, iniciado no final do século 19 com o capital oriundo da cafeicultura introduzida em terras do Vale do Paraíba e do oeste paulista. A exposição destaca, por exemplo, a construção de algumas das primeiras usinas hidrelétricas e a inauguração de iluminação pública em diversas cidades do Estado. Na cidade de São Paulo, o marco foi a chegada da Light, em 1900, que implantou as primeiras linhas de bonde elétrico do Brasil.

"História da Energia Elétrica no Estado de São Paulo (1847-2013)" conta com patrocínio da EDP Brasil.

 Confira algumas imagens da exposição:

usina

Barragem da Usina Três Irmãos, maior hidrelétrica construída no Rio Tietê. S.d. Acervo Fundação Energia e Saneamento.

 bondes

Multidão cerca primeiro bonde elétrico da linha Barra Funda-São Bento a circular em 5/7/1900. Guilherme Gaensly. Acervo Fundação Energia e Saneamento.

corumbatai

Carro de boi transportando dínamo importado da Alemanha para a Usina do Corumbataí, em Rio Claro. 1899. Acervo Fundação Energia e Saneamento.

 regua

 

Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web