Museu da Energia promove criação de horta orgânica em escolas de Salesópolis

horta

Como forma de celebrar o Dia Mundial da Água (22 de março), o Museu da Energia de Salesópolis promove na EMEF Antônio Alves de Alvarenga, entre os dias 21 e 24/3, a ação educativa "Horta Escolar". Realizada em parceria com a ARES - Associação dos Recicladores da Estância de Salesópolis -, a atividade visa despertar, na comunidade escolar, a reflexão sobre temas como a alimentação saudável, o consumo de produtos orgânicos e a importância da água para a produção dos alimentos.

Durante a realização do projeto, a equipe do Museu da Energia visitará a EMEF Antônio de Alvarenga a fim de preparar os canteiros da horta, estruturado a partir de materiais recicláveis. Em seguida, haverá uma palestra explorando as técnicas para a manutenção de uma plantação e a importância de se consumir alimentos saudáveis. Depois de estabelecida a horta, caberá aos professores e alunos a realização dos devidos cuidados para o seu manejo.

A equipe educativa do Museu da Energia dará atenção especial para a importância dos recursos hídricos na produção dos alimentos e na preservação do meio ambiente. Conforme explica o biólogo e educador do Museu da Energia, Fernando Maia, "a ideia é abordar a importância de regar os alimentos e de consumi-los frescos e livres de agrotóxicos, e de não usar defensivos químicos, pois contaminam rios, lagos e lençol freático. A reutilização da água da chuva também será apresentada".

ARES - Constituída em 2005 e formada por um grupo de 21 associados, a ARES atua tanto na zona urbana quanto rural de Salesópolis, e também é instituição parceira do Museu da Energia de Salesópolis no projeto "Aprendendo a Reciclar".

Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web