Raposo Shopping recebe exposição “Luzes da Cidade”

Luzes

Até o dia 28 de fevereiro, o Raposo Shopping, em São Paulo, recebe a itinerância da exposição "Luzes da Cidade", produzida pela Fundação Energia e Saneamento. Com estrutura em backlight (iluminação interna em LED) e muita interatividade, "Luzes da Cidade" apresenta fatos que marcaram a evolução na geração, produção e consumo de energia elétrica e seu impacto nas cidades, apontando qual será a tecnologia que dominará o setor nos próximos anos.

Além de explorar, por meio de textos, imagens e vídeos a história da eletricidade e as características da produção de energia no Brasil, a mostra possui alguns recursos lúdicos, como o experimento do dínamo, primeiro gerador elétrico, que poderá ser acionado pelo público.

A mostra conta com patrocínio da AES Eletropaulo.

A chegada da luz elétrica nas cidades

A descoberta da energia elétrica no final do século 19 possibilitou à humanidade vencer a escuridão e estabelecer novos padrões de vida. Com a eletricidade, fábricas passaram a produzir mais e as cidades ganharam iluminação constante e vida noturna; surgiram o telefone e a TV e os eletrodomésticos causaram uma revolução no interior das residências. De início, o consumidor teve de adaptar-se aos novos equipamentos que também resultaram em novos hábitos, inclusive o de economizar energia.

Agora, uma nova revolução está em curso com a criação das redes inteligentes, um sistema que além de distribuir a energia que chega às casas de forma mais eficaz, dará ao consumidor a possibilidade de gerar eletricidade para uso próprio e vender o excedente às empresas concessionárias. Esse serviço visa atender aos consumidores que gerariam sua própria energia por meio de painéis solares ou energia eólica, por exemplo.

 

Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web