Livro que celebra 100 anos das Relações Públicas no Brasil é lançado no Museu da Energia

O Museu da Energia de São Paulo recebe, no dia 24 de janeiro (sábado), o lançamento do livro 100 anos de Relações Públicas no Brasil. De Manoel Marcondes Machado Neto e Marcelo Ficher, a obra destaca alguns aspectos da história deste ramo profissional, que chegou no Brasil em 1914, quando a companhia Light de São Paulo inaugurou o primeiro departamento de RP do país. 

A publicação que celebra o centenário das Relações Públicas no Brasil apresenta, entre outros momentos, o início dos cursos de graduação na área, as primeiras empresas de comunicação brasileiras e suas relações com o desenvolvimento social e econômico nacional.

O evento de lançamento, que acontece das 11 às 14 horas, contará, ainda, com a exibição do documentário 1 jornalista 10 errepês 100 anos... e bate-papo com os autores com a presença do historiador René Duarte, especialista em História de São Paulo.

 

RP

RP no Brasil 

Para melhorar o seu relacionamento com clientes e autoridades governamentais, a The São Paulo Tramway, Light and Power Company  - que mais tarde daria origem à Eletropaulo - inaugurou, em 1914, o primeiro departamento especializado em Relações Públicas no Brasil. 

De lá para cá, o panorama do país e do mundo mudou e as Relações Públicas passaram a integrar uma gama de especialidades dedicadas não somente a aproximar empresas de públicos considerados estratégicos, mas melhorar a qualidade da gestão nas organizações.

O livro (R$ 100,00) reconta esta história, com suas idas e vindas, sempre procurando os vínculos da profissão com a democracia, a cidadania e a transparência nas organizações, percebendo-a como um processo educativo, em que as instituições constroem a si mesmas e o mundo a sua volta. 

Os autores

Manoel Marcondes Machado Neto

Relações Públicas, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Consultor, especialista em sistemas de informação, professor associado da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ, editor dos sites marketing-e-cultura.com.br e RRPP.com.br. Diretor-presidente do Observatório da Comunicação Institucional (OCI).

Marcelo Ficher

Relações Públicas, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especializado em comunicação comunitária, consultor e professor da pós-graduação em Administração de Marketing e Comunicação Empresarial da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Diretor-executivo do OCI.

Participação

René Duarte Gonçalves Junior

Graduado em Comunicação Social pela ESPM (1995) e em História (Bacharelado e Licenciatura) pela FFLCH-USP (2004), e Mestre em História Social pela FFLCH-USP (2008), com o tema da dissertação: "Friedenreich e a reinvenção de São Paulo", tratando da relação entre a história sociocultural da cidade de São Paulo durante as primeiras décadas do século XX e os primórdios do futebol no país.

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