Conheça o Parque Caminhos do Mar

COMUNICADO

A Fundação Energia e Saneamento esclarece que em 1º de dezembro de 2015 o projeto Ecoturismo Caminhos do Mar passou para a gestão da Fundação Florestal.

Informações e agendamentos para visitação pública ao Parque Caminhos do Mar podem ser realizados pelo telefone (11) 2997-5026.

Desde dezembro de 2013, a Fundação Energia e Saneamento foi responsável pela gestão do Ecoturismo Caminhos do Mar, promovendo as atividades de visitação pública, educação e sensibilização ambiental.

Agradecemos o apoio e recomendamos o passeio neste polo turístico tão importante para a compreensão da história do desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Fundação Energia e Saneamento

Localizado em uma unidade de conservação estadual, o Parque Caminhos do Mar oferece o roteiro ecocultural que percorre a pé a Estrada Velha de Santos (SP - 148) em meio a exuberante Mata Atlântica. Além do apelo ecoturístico, o passeio é um programa histórico-cultural. Em seu percurso, vários monumentos e construções, alguns datados do centenário da Independência do Brasil, em 1922, reconstituem a importância deste caminho na história da interligação entre o litoral e o planalto paulista.

É possível acessar o trajeto, de 9,2 km de extensão (ida e volta 18,4 km), tanto por São Bernardo do Campo - município do ABC Paulista - quanto por Cubatão, na Baixada Santista. Os monumentos históricos existentes na via são tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Trechos da Calçada do Lorena, primeiro caminho pavimentado com pedras a ligar o litoral ao planalto paulista, inaugurado em 1792, também estão abertos ao público.

estradavelha2

Primeira rodovia na América Latina a receber pavimentação em concreto, a Estrada Velha aproveita o desenho da serra para traçar seu caminho até o litoral.

Foto: Gustavo Secco


Funcionamento: terça a domingo

Horário: ENTRADA às 9 horas (tolerância de entrada até às 9h30) e SAÍDA nos portais até as 16 horas. 

Agendamento de visita (obrigatório): Pelo telefone (13) 3372-3307 ou pelo e-mail caminhosdomar@caminhosdomar.org.br

ATENÇÃO: O atendimento pelo telefone é realizado de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.

Acesso: 

Por São Bernardo do Campo - Rodovia SP-148, estrada Caminho do Mar, km 42

Por Cubatão - Rodovia SP-148, estrada Caminho do Mar, km 51, junto à Refinaria Presidente Bernardes. 

Recomendações: usar roupas e calçados confortáveis, repelente e boné, protetor solar, capa de chuva, saquinho para lixo. Levar lanches e água. Proibida a entrada de animais domésticos, bicicletas, skate, motos e rolimã. Proibido o consumo de bebidas alcoólicas.


Tempo médio de visitação: o roteiro completo (ida e volta) é percorrido, em média, em torno de seis horas.

Idealização: EMAE - Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Gestão: Fundação Energia e Saneamento

Interveniência:  Departamento de Estradas de Rodagem (DER) 

-----

MONUMENTOS HISTÓRICOS

O Parque Caminhos do Mar está dentro de uma Unidade de Conservação Estadual tombada pela Unesco e reconhecida como Patrimônio da Humanidade. Do caminho, é possível contemplar a vista do litoral e da Usina Hidrelétrica de Henry Borden, além de vários monumentos históricos, alguns construídos em alusão ao centenário da independência na gestão do governador Washington Luís (1920- 1924). Conheça um pouco sobre cada monumento:
 

 Casa de Visitas

Casa de Visitas do Alto da Serra - bem tombado
Construída em 1926, era usada para hospedar visitantes que vinham conhecer as obras do Alto da Serra e da Usina de Cubatão, atual Henry Borden. Atualmente a casa é um centro de apoio ao visitante e abriga exposição sobre a Usina Henry Borden.

 pouso

Pouso Paranapiacaba
Construção em alvenaria de pedra, tijolos e elementos de granito lavrado e circundado por varandas, integra-se completamente à paisagem. Como homenagem a era automobilística, possui painel de azulejos pintados, retratando mapa do Estado de São Paulo e as estradas existente na época. Era um antigo ponto de parada de carros durante a viagem entre Santos e São Paulo. Paranapiacaba, em tupi, significa "local de onde se vê o mar".

Ruínas do Pouso
Ruínas em alvenaria de pedra da casa que, supõe-se, abrigou funcionários e trabalhadores durante a construção dos Monumentos da Serra, no km 44,5 do "Caminhos do Mar".

belvedere

Belvedere Circular
Situada no primeiro cruzamento da Calçada do Lorena com a estrada o Caminho do Mar, km 46, a construção em alvenaria de pedras e tijolos do Belvedere Circular, ou "Pouso Circular", era outro ponto de parada e mirante da paisagem local no trajeto da Serra.
 

rancho

Rancho da Maioridade
Ponto de descanso e reabastecimento durante a viagem entre São Paulo e Santos no km 47, seu nome é alusivo a Estrada da Maioridade, construída entre 1841 e 1846. Um painel de azulejos ilustra a subida da Serra por figuras políticas ilustres do século XIX.

padrão

Padrão do Lorena
Construído em homenagem a Bernardo José Maria de Lorena, governador-geral da extinta Capitania de São Paulo, no km 47,2. O memorial contempla um medalhão em azulejos retratando Bernardo de Lorena. Os painéis de azulejaria laterais ilustram cenas do século XVIII, como tropeiros e mulas carregando mercadorias.

Pontilhão da Raiz da Serra
Originalmente marcava o início da subida da Serra. Localizado no km 51, possui placa comemorativa sobre a finalização da pavimentação em concreto da estrada Caminho do Mar, em 1925, no governo de Carlos de Campos.

Cruzeiro Quinhentista
Marca a chegada do portugueses no litoral vicentino e as primeiras vias de ligação entre este e o planalto paulista.

Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web