Fundação inicia captação de recursos para projetos de 2015

Em dezembro, a Fundação Energia e Saneamento obteve aprovação, pelo Ministério da Cultura (MinC), de seus projetos de 2015 voltados às atividades da Rede Museu da Energia e do Núcleo de Documentação e Pesquisa.

Faça parte!

Seja um patrocinador da instituição por meio de investimento em projeto aprovado pelo MinC, que permite abatimento no imposto de renda através da Lei Rouanet! Confira abaixo alguns dos projetos que estarão em fase de captação de recursos em 2015:

 

Raul Almeida Prado

Imagens Raul de Almeida Prado

Exposição apresenta imagens inéditas do fotógrafo amador Raul de Almeida Prado (1896 - 1945). Produtor de café em São Paulo e um entusiasta da fotografia, Almeida Prado registrou o cotidiano de São Paulo e Rio de Janeiro no início do século 20.

 

Urbe SP - ontem e hoje

Livro fotográfico que apresenta a cidade sob dois momentos distintos: a Capital do início do século 20 captada pelas lentes de Guilherme Gaensly e Hugo Zanella e a metrópole atual, sob o olhar particular do premiado fotógrafo Tuca Reinés.

 

saturnino

Águas Urbanas - entre o belo e o salubre: ideias e projetos do engenheiro Saturnino de Brito (1864-1929)

Realizado em dois formatos (publicação e exposição), o projeto abordará a trajetória profissional Saturnino de Brito, destacando seus principais trabalhos, suas ideias em relação às cidades e soluções inovadoras que fizeram dele o pai da engenharia sanitária brasileira e um pioneiro do urbanismo moderno no Brasil.

 

Rio Tietê

Exposição revela o Rio Tietê, adormecido em sua agonia solitária, pelo olhar do traço poético e profundo sentido social do artista Elifas Andreato, levantando as seguintes questões: o que restou do Tietê da pesca, dos nadadores e das grandes disputas náuticas? É possível redescobrir sua importância e encantos?

 

tieteUHE

Geração de energia no rio Tietê: as usinas de ontem e hoje 

A exposição temporária, instalada no Museu da Energia de Salesópolis, apresentará a história das mais de dez usinas hidrelétricas instaladas no rio desde o início do século 20, suas singularidades e importância para o desenvolvimento do Estado. 

 

Chafarizes: Monumentos das Águas 

Tidos como os primeiros sistemas de abastecimento no Brasil, as fontes e chafarizes passaram de fonte de água a monumentos históricos que registram o desenvolvimento da infraestrutura hídrica no país. A exposição apresenta as diversas funções que essas estruturas passaram a desempenhar no Brasil ao longo dos séculos. 

 forçaenergia

Fazer energia: força, trabalho e luz

A exposição itinerante que terá estreia no Museu da Energia de São Paulo  visarevelar como as estruturas responsáveis pela geração, transmissão e distribuição de energia influenciam a paisagem urbana, e como também se transformam, acompanhando as necessidades da sociedade moderna e das novas tecnologias. 

 

Contato: 

(11) 3333-5600 ramal 201
patrimonio@energiaesaneamento.org.br 


Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web