Fundação lança o livro de fotos históricas “Transformações Urbanas: São Paulo 1893 - 1940”

ATENÇÃO: A 1ª edição do livro "Transformações Urbanas: São Paulo 1893 - 1940" está esgotada. Com o sucesso da obra, a Fundação planeja uma reimpressão para 2014.

---

Um passeio no tempo e no espaço da São Paulo do final do século XIX e início do século XX é a proposta do livro Transformações Urbanas: São Paulo 1893 a 1940, o mais novo lançamento da Fundação Energia e Saneamento, que em 2013 completa 15 anos de atuação.

A obra reúne 179 fotos extraídas criteriosamente do Núcleo de Documentação e Pesquisa - um dos mais importantes acervos brasileiros da área de energia, pertencentes à Fundação Energia e Saneamento - e do Acervo Memória Sabesp. Seu conteúdo permite ao leitor sentir-se como um flâneur ao percorrer as quase 190 páginas e conhecer a história do desenvolvimento da capital paulista.

Transformações Urbanas: São Paulo 1893 a 1940 tem imagens de Guilherme Gaensly, Pierre Doumet e Hugo Zanella, fotógrafos que registravam na época as operações das empresas de energia e saneamento. Essas fotos, juntamente com as de outros autores, entre eles o fotógrafo amador Raul Almeida Prado, mostram não apenas a instalação de postes de energia, a disposição de redes de esgotos ou a obra de retificação do Rio Pinheiros; revelam o cotidiano da época, relacionando o desenvolvimento urbano a aspectos importantes, como o trabalho, a tecnologia e o transporte.

Para garantir uma visão mais precisa e contextualizada, os professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Carlos A. C. Lemos e Ricardo Toledo Silva, assinam, respectivamente, os textos "A eletricidade em São Paulo" e "Águas e saneamento da metrópole: a atualidade dos desafios passados". No primeiro texto, Lemos relata, em detalhes, "o surgimento do usufruto público da eletricidade nas aglomerações urbanas". No segundo, Toledo Silva explora "alguns dos desafios trazidos pelo intenso processo de transformações urbanas do século XX e das alternativas que se delineavam nos projetos e obras de infraestrutura hídrica e saneamento ambiental".

Confira algumas das fotografias contidas na obra:

mosteiro

Largo São Bento em 1900, mostrando à esquerda o Mosteiro e ao fundo o casario da Rua Florêncio de Abreu. Ao centro, a multidão aglomera-se na parada do bonde elétrico.

museu

Grupo em frente a automóvel, com o Parque da Independência e o Museu Paulista ao fundo, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, em 1927. À esquerda, a Casa do Grito.

bondes

Multidão cerca primeiro bonde a circular durante a inauguração, em 07.05.1900, da linha Barra Funda-São Bento, ao longo da Alameda Barão de Limeira, no trecho em frente a Casa de Carros.

 trilhos

Vista das obras para assentamento de trilhos na Rua São Paulo, 1929.

rio pinheiros

Rio Pinheiros em sua configuração natural, antes de ser retificado por conta das intervenções realizadas pelo Projeto da Serra, empreendimento da Light da década de 1920.

 

 

Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web