Fundação Energia e Saneamento participa do Viva a Mata 2014

Pelo segundo ano, a Fundação Energia e Saneamento participará do "Viva a Mata - Encontro Nacional pela Mata Atlântica", evento da SOS Mata Atlântica que em 2014 acontece entre 23 e 25 de maio na marquise do Ibirapuera. Realizado às vésperas do Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio), o "Viva a Mata" trará exposições, shows, teatro, oficinas e debates com o objetivo de promover a troca de informações e sensibilizar os cidadãos sobre a conservação da floresta. 

Nesta 10ª edição do encontro, o tema é "Mata Atlântica, Sua Casa",  que propõe discutir a relação entre o bioma, o ambiente urbano e a qualidade de vida. Para tratar do assunto, a Fundação Energia e Saneamento estará presente com um estande no espaço temático "Água", levando a exposição de cartoons "Água: Energia do Planeta", além de experimentos e oficinas relacionados à importância dos recursos hídricos para as cidades.

Confira abaixo detalhes sobre as atividades:

Exposição "Água: Energia do Planeta"

A mostra reúne obras de cartunistas de vários países que usam sua arte para provocar inquietações sobre a urgência de utilizar a água de forma inteligente, ética e eficiente, percebendo-a como um patrimônio a ser preservado. Inspirados na ideia de evitar a escassez da água, alguns desenhos exibem, em tom de alerta, exemplos de maus hábitos relacionados ao desperdício.

Oficina de Experimentos: Filtração da Água

A equipe educativa da Fundação apresentará de forma prática e objetiva como se dá o processo de tratamento e filtração da água. Com o auxílio de materiais de baixo custo e de fácil obtenção, o experimento mostra como determinadas partículas - como de areia ou argila - ficam presas nos materiais que compõem o filtro e permitem que a água de melhor qualidade possa ser consumida.

Oficina de Experimentos: Pluviômetro Caseiro

São Paulo registrou, em 2014, um dos verões mais secos dos últimos anos, e a estiagem (falta de chuvas) afetou o nível dos reservatórios de água do Estado, em especial, o da Cantareira. Explorando essa questão, a oficina ensina a confeccionar um pluviômetro caseiro, que consiste num medidor de chuvas produzido com materiais de baixo custo como garrafas pet e régua e que pode ser instalado em casa.

Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web