Projeto CPFL

O projeto cultural tem como objetivo mapear e organizar o patrimônio histórico do setor de energia elétrica representado pelo acervo produzido pela Companhia Paulista de Força e Luz, desde sua criação em 1912, para posteriormente difundi-lo em Centro de Memória a ser instalado no interior do estado de São Paulo. 

Uma das primeiras distribuidoras de energia elétrica a atuar no interior de São Paulo, a Companhia Paulista de Força e Luz foi responsável pela implantação de infraestrutura nas cidades de sua área de atuação, estando intimamente ligada ao processo de urbanização e industrialização do interior do Estado ao longo do século XX.

As ações realizadas no âmbito do Pronac  configuram-se como primeira etapa de um projeto maior - a implantação de um Centro de Memória -, que visa estabelecer bases sólidas e viáveis para assegurar a preservação e divulgação de acervos estratégicos para a história do Estado de São Paulo, caso do acervo do setor de energia elétrica. Trata-se de uma importante e necessária ação de responsabilidade cultural, com grande potencial de desdobramento em projetos que, a partir desse patrimônio histórico, possam contribuir para a educação patrimonial, de modo a garantir a preservação da memória das coletividades influenciadas pelas mudanças sociais propiciadas pela urbanização e industrialização de São Paulo.

Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web