Salesópolis e suas belezas

Local: Museu da Energia de Salesópolis

Data: 21/02/2017 a 26/02/2017

Horários: 10 às 15 horas

Endereço: Estrada dos Freires, Km 6, Bairro Freires, Salesópolis - SP

Mais Informações: (11) 4696-1332 / 99115-0020

Cidade onde brotam as nascentes do Rio Tietê, localizadas no reverso da Serra do Mar, Salesópolis celebra seu aniversário de 179 anos no próximo dia 28 de fevereiro. Um dos principais pontos turísticos do município, o Museu da Energia de Salesópolis - que abriga uma centenária hidrelétrica instalada na Cachoeira dos Freires, maior queda d'água do Rio Tietê -, celebra a data ofertando aos visitantes, de 21 a 26 deste mês, a ação especial "Salesópolis e suas belezas".

Durante a semana, das 10 às 15 horas, os visitantes que conhecerem o espaço poderão entender o funcionamento de uma usina hidrelétrica; observar, de perto, os 74 metros de queda d'água da Cachoeira dos Freires e a exuberante natureza ao seu redor, além de obter informações sobre os demais pontos turísticos de Salesópolis e aproveitar, de maneira mais ampla, a estadia na cidade.

"Nossa intenção é divulgar e mostrar o potencial turístico de Salesópolis. Os monitores do Museu estarão preparados para compartilhar imagens, histórias e curiosidades sobre os demais atrativos da cidade, contando um pouco sobre cada ponto apresentado, entre eles o Parque das Nascentes, o Sítio Casarão do Café, a Barragem Ponte Nova e a Igreja Matriz", explica Fernando Maia, biólogo e educador do Museu da Energia.

Além disso, o Museu da Energia abriga, no momento, a exposição "A Cidade e a Usina", mostra que propõe rememorar alguns dos marcos significativos da trajetória de Salesópolis e de sua centenária hidrelétrica.

Histórico de Salesópolis

O povoado de São José do Paraitinga, antigo nome de Salesópolis, foi fundado no cruzamento de duas rotas comerciais que ligavam São Paulo e Jacareí ao litoral. O núcleo original que pertenceu a Mogi das Cruzes, e foi elevado à categoria de freguesia em 1838, tornou-se município em 1857. A mudança de nome - de São José do Paraitinga para Salesópolis - ocorreu em 1900 e foi uma homenagem ao então presidente do Brasil entre 1898 e 1902, Manuel Ferraz de Campos Sales (1841-1913).

A partir do início do século 20, a cidade entrou em uma nova fase com a construção da Usina de Salesópolis. Inaugurada em 1913, a hidrelétrica, a princípio, gerou energia apenas para Mogi das Cruzes. No ano seguinte, passou a fornecer eletricidade também para Salesópolis e cidades vizinhas. A usina, hoje Museu da Energia, constituiu-se em um dos marcos da história do desenvolvimento econômico do município. 

Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web