Sala Espaço das Águas - Itu

No Museu da Energia de Itu, a  Sala Espaço das Águas recebe diversas atividades especiais, voltadas, especialmente, para os temas do saneamento e uso consciente de recursos hídricos, tais como:

- Exposição "Fontes e Chafarizes", que apresenta textos informativos, imagens, notícias de jornais, poesias e mapas que buscam relembrar a importância que as bicas públicas tiveram para a história dos centros urbanos e para a cidade de Itu. A mostra destaca ainda a importância que fontes e chafarizes tiveram para as atividades domésticas urbanas desde os tempos do Brasil Colonial, até o momento em que foram substituídas pelos atuais sistemas de abastecimento de água, fato que as transformou em ornamentos meramente estéticos. A exposição também apresenta fotos de algumas das mais conhecidas fontes do Brasil e do Mundo, e notícias antigas e atuais sobre a crise hídrica em Itu.

A exposição foi produzida com recursos do Prêmio Darcy Ribeiro 2012.

-  Circuito Tela Verde, realizado anualmente, em todo mês de agosto; uma iniciativa do Governo Federal que reúne vídeos com conteúdo socioambiental para serem exibidos em todo território nacional e em algumas localidades fora do país, com o objetivo de divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual, bem como atender a demanda de espaços educadores por materiais pedagógicos multimídias;

- Ação educativa "Nossa água de cada dia", desenvolvida pelos estagiários do Setor Educativo do Museu, como mediação para a exposição "Fontes e Chafarizes". A atividade engloba a exibição da animação "A gota borralheira", visita à exposição e a realização de desenhos pelos participantes.

Ações realizadas em 2013

Exposição "Guarapiranga, uma represa centenária"

Por meio de 16 painéis e belas imagens que registram a Guarapiranga desde as primeiras décadas do século 20, a mostra tem por objetivo recuperar a trajetória histórica da represa e suas áreas vizinhas, desde o seu planejamento e implantação até o presente cenário que evidencia a necessidade de preservação hídrica e a urbanização densa e extensiva.

Mostra "Fatos e Fotos do Rio Tietê"

A mostra fotográfica apresentou 25 imagens de fotógrafos profissionais e amadores que registram o percurso do maior rio paulista, desde sua nascente em Salesópolis até sua chegada no interior de São Paulo, com o objetivo de refletir sobre as transformações ocorridas no Tietê causados pela interferência do homem.

Ações realizadas em 2014

Mostra "Água Virtual"

Realizada pelo Setor Educativo do Museu da Energia de Itu, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente (05 de junho). O termo "água virtual" foi introduzido em 1993 pelo cientista e professor, John Anthony Allan. Ele conseguiu chegar à fórmula para se calcular a quantidade de água que é necessária para a produção de qualquer alimento ou produto. Ou seja, a água virtual é a quantidade necessária para se produzir algo. Assim, a Mostra apresentava um panorama desse conceito relacionado a produção da indústria mundial e como essas informações afetam o cotidiano.

Mostra "Fragmentos do Cotidiano"

Produzida com o acervo arqueológico encontrado durante as prospecções realizadas no jardim do Museu da Energia de Itu, e marcou as comemorações do Dia do Patrimônio (17 de agosto). A mostra apresentou ao público conceitos sobre a arqueologia doméstica, revelando importantes informações sobre as atividades cotidianas e rotineiras de uma casa. O acervo é composto por artefatos que revelam os hábitos dos antigos moradores do sobrado, que hoje abriga o Museu, como utensílios, fósseis animais, objetos de uso pessoa, entre outros. "Fragmentos do Cotidiano" também levanta questões sobre o consumo desenfreado da sociedade atual, descarte do lixo doméstico e reciclagem.

A mostra foi realizada pelo Setor Educativo do Museu da Energia de Itu.

Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web