O Museu

O Museu da Energia de Salesópolis está instalado em um parque formado por trechos remanescentes da Mata Atlântica, local que abriga a Pequena Central Hidrelétrica de Salesópolis. 

A Empresa Força e Luz do Norte iniciou, em 1911, a instalação de uma hidrelétrica na cachoeira dos Freires, situada no rio Tietê. Foram construídas uma barragem, uma casa de máquinas e uma casa para o operador da usina. Trazido de navio, todo o maquinário da usina foi importado da Alemanha.

Inaugurada em 1913, a hidrelétrica gerava energia para cidades como Mogi das Cruzes, Salesópolis e Caçapava.

Em 1927, a Força e Luz do Norte foi comprada pela The São Paulo Light & Power, que promoveu várias obras de ampliação e modernização da usina. Nas décadas de 1930 e 40, outras quatro moradias foram construídas, formando uma vila residencial. Em 1981, a Light deu lugar à Eletropaulo. Mas o modelo energético brasileiro do período, baseado nas grandes hidrelétricas, provocou a desativação da pequena usina em 1988.

Em 1998, a Usina de Salesópolis foi doada para a Fundação Energia e Saneamento, que iniciou as obras de restauro do conjunto. Em março de 2008, a usina voltou a gerar energia.

Saiba mais:

VEJA A LINHA DO TEMPO

Salesópolis e a Empresa Força e Luz Norte de São Paulo

Reativação da Pequena Central Hidrelétrica de Salesópolis

 FICHA TÉCNICA - PCH Salesópolis

Localização: cachoeira dos Freires, rio Tietê, Salesópolis, SP
Capacidade instalada: 2,5 MW
Reservatório: área de 504.000m² em elevação máxima
Barragem: tipo gravidade, construída em alvenaria de pedra argamassada, medindo 46m de comprimento e 4,3m de altura
Desnível: 75 metros
Canal adutor: alvenaria de pedra medindo 55m de comprimento, 4m de largura e 3m de profundidade
Duto forçado: dois dutos de aço medindo 177m de comprimento e 1m de diâmetro
Unidades geradoras: duas turbinas tipo Francis, eixo horizontal, marca AMME Giescke & Konegen A.G. (1,25 MW cada) e dois geradores A.E.G. (1.250 kVA cada)
Quantidade de imóveis: 6 imóveis (1 casa de máquinas e vila residencial com 5 casas).

Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web