BOLETIM – NOVEMBRO 2019
DESTAQUE
Museu da Energia de Itu celebra 20 anos com diversas atrações
Em dezembro, o Museu da Energia de Itu completa 20 anos. Ao longo do tempo, o espaço museológico tem se consolidado como um centro de referência cultural na cidade de Itu, e como forma de celebrar essa vocação, além de oferecer entrada gratuita em dezembro, o Museu terá uma programação especial ao longo do mês. A primeira ação, inédita, “ Um Noite no Museu“, acontece neste sábado (30/11), e já está com ingressos esgotados.
A programação segue no domingo seguinte, 8 de dezembro, com a realização do evento “ Trem das 6“. Ao estilo “happy hour”, a atração vai das 18 às 22 horas, e promove música ao vivo com o grupo “Choro das 3”, além de comidas e bebidas. O buffet será inspirado no menu típico dos trens paulistas dos anos 1960. Os ingressos custam 10 reais e podem ser adquiridos no próprio local. A programação completa de aniversário está disponível no site.
História do Museu
O sobrado que abriga o Museu da Energia, construído em 1847, localiza-se no Centro Histórico de Itu e passou por diversos usos ao longo do tempo. Desde 1908, a edificação funcionou como agência de atendimento das companhias de energia que atuaram na cidade. Em 1998, o sobrado foi doado à Fundação Energia e Saneamento, que iniciou as obras de restauro, devolvendo ao imóvel as características da arquitetura urbana do século 19 e adaptando algumas áreas para a infraestrutura do Museu.
Em 14 de dezembro de 1999, o Museu da Energia de Itu foi inaugurado como a primeira unidade da rede de museus mantida pela Fundação. Desde então, já recebeu diversas exposições e eventos, desenvolvendo projetos e ações educativas dentro e fora de seu espaço, e assumindo o papel, na cidade, de um espaço cultural de encontro e lazer para a comunidade ituana. Ao longo de sua história, já recebeu mais de 290 mil visitantes.
ACERVO
Universidade de São Paulo recebe ciclo
de palestras sobre água e energia
Nesta terça-feira (26/11), o Instituto de Estudos Avançados da USP recebeu o ciclo de palestras “Água e Energia em São Paulo”. Uma realização da Fundação Energia e Saneamento e Museu da Energia de São Paulo, o evento promoveu o encontro de professores, pesquisadores e especialistas para abordar a relação do Estado de São Paulo, e em especial da Capital, com os seus recursos hídricos e energéticos, seja do ponto de vista ambiental, social, tecnológico ou histórico. O evento teve curadoria do professor Gildo Magalhães (FFLCH – USP).
REDE MUSEU DA ENERGIA
Papo de Abelha
No dia 14 de dezembro, às 10 horas, o Museu da Energia de Salesópolis realiza a oficina “Papo de Abelha”, em que o público poderá conhecer um pouco sobre o universo desses insetos e montar iscas para atrair as abelhas e multiplicar colmeias. Saiba mais aqui.
Identificação de Árvores
Também no sábado, dia 14, às 11 horas, o Museu da Energia de São Paulo promove a oficina “Identificação de Árvores”, com a ideia de criar memórias afetivas sobre as espécies de árvores encontradas no entorno do Museu. Saiba mais aqui.
Orquestra Ituana
A última apresentação da Orquestra Ituana de Viola Caipira no Museu da Energia de Itu acontece no dia 15 de dezembro, a partir das 10 horas, com a apresentação de repertório inspirado no folclore e na raiz sertaneja. Saiba mais aqui.
DEU NA MÍDIA
Museu da Energia de São Paulo
é destaque no Estadão
Uma foto do casarão que abriga o Museu da Energia de São Paulo foi a capa do suplemento Divirta-se, do Estadão, neste último sábado (22/11). A matéria apresenta edificações históricas paulistanas que mantêm opções de atrativos culturais e gastronômicos. Confira aqui.
Corpo Editorial: Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Danieli Giovanini e Maria Fernanda Mendes e Freitas
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2019 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.
Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui e envie um e-mail com a palavra REMOVER.