Encontro da Rede Temática de Museus de Ciências e Tecnologia
A rede visa promover o intercâmbio e compartilhamento de experiências entre instituições de ciências tendo como norteador as boas práticas desenvolvidas pelos museus.
O Museu Catavento, museu de ciências da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, organiza, em parceria com a Rede de Museus da Energia, o último encontro da Rede Temática de Museus de Ciências e Tecnologia de 2023.
O objetivo deste encontro é compartilhar as boas práticas museológicas dentro dos Museus de Ciências e Tecnologias do Estado de São Paulo, além da integração entre os museus participantes. Para tanto convidamos a Sandra Tavares, coordenadora do Complexo de Museus da Cidade de Monte Alto, e o André Santanchè, do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp para compartilhar suas experiências.
A ação acontecerá presencialmente no dia 14 de dezembro, das 14h às 17h, no Museu da Energia de Itu. O público-alvo desta ação são as instituições de ciências e tecnologias, coletivos que possuam acervos semelhantes com a temática, educadores ou coordenadores de museus de ciências, estudantes de graduação, e também aberta ao público geral que tiver interesse no assunto
Serviço:
Encontro da Rede Temática de Museus de Ciências e Tecnologia
Local: Museu da Energia de Itu
Rua Paula Souza, 669 – Centro, Itu – SP, 13300-050
Data: 14 de dezembro, das 14h00 às 18h00.
Haverá emissão de certificado – Não é necessário inscrição prévia.
Sobre os palestrantes:
Dra. Sandra Aparecida Simionato Tavares:
Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Araraquara (2006), Mestrado em Geociências (2011) e Doutorado em Ciências (2016) na área de Geologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Atualmente é Coordenadora do Complexo de Museus da Cidade de Monte Alto (Museu de Paleontologia “Prof. Antonio Celso de Arruda Campos”; Museu de Arqueologia “Hypólito Barato” e Museu Histórico e Cultural “Dr. Fernando José Freire de Andrade”). No Museu de Paleontologia desenvolve atividades de curadoria: prospecção, extração, preparação e catalogação de fósseis; atividades administrativas e desenvolvimento de material didático para ações educacionais que visa popularização da Paleontologia. Como pesquisadora, atua na área de Paleontologia de Vertebrados, com estudos relacionados à Biomecânica em fósseis, principalmente de Crocodyliformes do Período Cretáceo da Era Mesozoica.
Dr. André Santanchè:
É doutor em ciência da computação e professor do Instituto de Computação (IC), coordenador do Laboratório de Sistemas de Informação (LIS) no IC e diretor do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. Trabalha com pesquisas de informática aplicada à educação desde 1993. Seus interesses em pesquisa interconectam três tópicos principais: autoria de cenários interativos para e-learning, e-science e ciência de dados. Sua pesquisa investiga como algoritmos computacionais podem assistir/guiar/avaliar usuários nos seus processos de aprendizagem ou pesquisa. Como parte da atuação no Museu e de sua pesquisa, liderou o desenvolvimento e implantação da Plataforma Museu, que consiste em um espaço virtual interativo, envolvendo resoluções de casos e simulações em ciências.