Gratuito – Atividade Formativa | Plano Museológico: Ferramenta de Gestão para a reafirmação dos sentidos do Museu
O Museu da Energia de São Paulo será palco da atividade formativa Plano Museológico: Ferramenta de Gestão para a reafirmação dos sentidos do Museu, a ser ministrada em 05/03 pelo museólogo e gestor cultural, Maurício Rafael. A atividade é gratuita com vagas limitadas até 10 vagas pessoas. Interessou? Basta preencher a ficha de inscrição entre os dias 26 de fevereiro e 4 de março e aguardar confirmação, clique aqui para a inscrição.
Objetivo: fornecer subsídios para a elaboração do plano museológico, a partir da perspectiva participativa em seu desenvolvimento. Serão apresentados o conceito e as diferentes tipologias de museus, bem como as suas diferentes funções. Serão ainda destacados a importância e vantagens do plano museológico para o cumprimento de sua função social – destacando a especificidade do Museu da Energia e Saneamento. O minicurso também pretende apresentar e discutir metodologias para elaboração e implantação do plano, apresentando conceitos de planejamento, diagnóstico, objetivos e elaboração de programas e projetos.
Dinâmica: apresentação expositiva e dialogada, discussão de estudos de caso e rodas de conversa para socialização e capilarização do conteúdo.
Duração: 4 horas
Quando: 05/03/2024
Horário: 10h30 às 12h30 ; 14h às 16h
Modalidade: Presencial
Local: Museu da Energia de São Paulo (Alameda Cleveland, 601 – Campos Elíseos)
Professor Convidado: Maurício Rafael – Museólogo (COREM 4/R 290-I) e gestor cultural. Doutorando em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (UHLT – Lisboa, Portugal). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação do Serviço Social do Comércio (SESC/SP). Possui, ainda, graduação em Museologia pelo Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE). Pertenceu ao quadro de técnicos efetivos da Fundação Catarinense Cultura (FCC), na qualidade de Analista Técnico em Gestão Cultural – Museólogo. Neste período foi coordenador do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), setor da FCC responsável pela articulação, qualificação, cooperação e sistematização de políticas públicas para os museus catarinenses. Entre 2016 e 2021 foi Supervisor de Museologia e Acervos do Museu da Cidade São Paulo (MCSP), instituição que congrega 13 espaços históricos, distribuídos pelo território da capital paulista. Responsável técnico pelo gerenciamento de todas as coleções pertencentes ao acervo museológico dessa instituição. Entre 2021 e 2023 foi Assessor Técnico de Diretoria do IDBrasil, organização social que gerencia o Museu do Futebol e o Museu da Língua Portuguesa. Desde 2023 exerce a função de Coordenador de Gestão Museal da Poiesis, organização social que administra os museus-casas literários Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida. Também é Professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) e do Centro Universitário Claretiano.
Esta formação é uma contrapartida do Projeto Novo Plano Museológico dos Museus da Energia em Rede – Edital Proac Nº 32/2023 – Museus / Elaboração de Plano Museológico.