Fundação Energia e Saneamento avança com projetos de retrofit e pesquisa em unidades de geração de energia

A Fundação Energia e Saneamento está dando um importante passo na inovação e no desenvolvimento sustentável. Neste sentido, ocorreu um encontro com representantes da Unesp, a Reitora Maysa Furlan, os Pró-reitores de Ensino, Pesquisa, Extensão e Relações Internacionais, o Diretor do campus de Rosana (SP), e demais professores da unidade. Pela Fundação, estiveram presentes a presidente do Conselho de Administração, Claudinéli Ramos, a Diretora Executiva, Rita Martins, e o coordenador de projetos socioambientais.

A reunião tratou do Protocolo de Intenções sobre a cooperação técnico-científica que visa estabelecer uma parceria estratégica para o desenvolvimento do Centro Interdisciplinar de Extensão, Pesquisa, Ensino e Inovação – CIEPEI.

Entre as atividades a serem desenvolvidas, a primeira está a colaboração, referente aos centros avançados de pesquisa e extensão da Unesp, que serão instalados nas usinas e municípios onde a Fundação atua.

A partir dessa imersão, iniciou-se a construção de um termo de cooperação, que visa definir termos específicos para o retrofit da geração de energia nas unidades, além de implementar novas unidades de pesquisa nas Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs). Também estão sendo elaborados planos de ação para o fomento ao turismo nas unidades, ampliando as possibilidades de uso sustentável e inovador das instalações.

Esse movimento é um passo estratégico para a modernização das unidades de geração de energia e para o desenvolvimento de novas soluções que integrem geração de energia, pesquisa e turismo sustentável. A Fundação está comprometida com a inovação e a busca por soluções que impactem positivamente o setor de energia e saneamento.