Fundação Energia e Saneamento realiza visita a Salesópolis (SP) para novas parcerias e projetos socioambientais

A Fundação Energia e Saneamento realizou uma visita ao município de Salesópolis, onde tem a gestão da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) – Museu da Energia de Salesópolis, com o objetivo de estreitar laços e avançar em novos projetos de conservação e desenvolvimento sustentável. Durante a visita, foi realizada uma reunião com representantes da Prefeitura de Salesópolis, incluindo o prefeito Rodolfo Marcondes, a secretária de Desenvolvimento, Meio Ambiente, Agricultura e Habitação, Idelaine Castilho de Campos Silva e demais integrantes da prefeitura.

Pela Fundação, participaram da reunião a presidente do Conselho de Administração, Claudinéli Ramos e a equipe responsável pelos projetos socioambientais da instituição.

A prefeitura de Salesópolis (SP) trouxe à pauta suas principais preocupações, destacando problemas como o descarte irregular de resíduos, o abandono de animais, o refúgio da vida silvestre, especialmente o bicudinho-do-brejo-paulista,  e o cuidado com os pomares de pólen da Mata Atlântica.

Em resposta, a Fundação apresentou sua proposta inicial de atuação, com foco no programa de capacitação e restauração ecológica e biocultural. O projeto inclui a formação de brigadistas para conservação e preservação ambiental. Além disso, a Fundação destacou suas parcerias com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a Fundação Toyota, que fortalecem as ações de preservação e sustentabilidade.

Além da reunião, ocorreram visitas de campo a locais estratégicos da cidade. O primeiro destino foi o terreno coreano, que enfrenta problemas relacionados ao descarte irregular de resíduos. A equipe também visitou a Cooperativa de Coleta de Recicláveis (Cooperares) e a Cooperativa Agrícola Mista do Alto Tietê (CAMAT), ambas com iniciativas voltadas à sustentabilidade e à gestão de resíduos.

Com essas ações, a Fundação Energia e Saneamento reforça seu compromisso com o meio ambiente e com a promoção de práticas sustentáveis que busquem soluções para os desafios locais, alinhando conservação e desenvolvimento socioambiental de forma integrada e inovadora.