FUNDAÇÃO PROMOVE OFICINA DURANTE MÊS DO PATRIMÔNIO DE JUNDIAÍ
Promovida pela Fundação Energia e Saneamento, a oficina gratuita “Documento de Família” está na programação do dia 10/08, sábado, às 10h, no Mês do Patrimônio Histórico e Cultural de Jundiaí. O evento traz ao longo de todo o mês de agosto atrações temáticas em diversos locais a fim de discutir com a sociedade a importância do assunto no Município.
Ministrada por Maria Fernanda Mendes e Freitas, arquivista da Fundação, a oficina “Documento de Família” oferecerá orientações da área de arquivística e conservação sobre como preservar, da forma mais adequada, fotos e documentos antigos de família.
A oficina acontece no Complexo Fepasa ( Av. União dos Ferroviários, 1760 – Centro) e é preciso realizar inscrição no site https://bit.ly/2KeU2cZ. As vagas são limitadas.
ARQUIVO HISTÓRICO NO CENTRO DE JUNDIAÍ
Em 2018, a Fundação Energia e Saneamento inaugurou em Jundiaí o maior arquivo histórico sobre energia do Brasil. Localizado no edifício de uma antiga subestação transformadora de energia do início do século XX – na Rua Barão de Jundiaí, 202, Centro – destacam-se no acervo imagens antigas do Município e região, como documentos cartográficos, textuais e iconográficos.
O prédio conta com uma equipe que garante o tratamento dos itens do acervo. Mapas, livros, fotografias, plantas, documentos textuais, audiovisuais, entre outros, recebem cuidados especiais que envolvem ações de preservação, estabelecendo a rotina de observação e controle de temperatura e umidade, avaliação do estado de conservação e higienização.
O espaço recebe pesquisadores nacionais e estrangeiros oferecendo atendimento e cessão de uso de imagens. As pesquisas são gratuitas epodem ser realizadas de segunda a sexta-feira, mediante agendamento nos contatos pesquisa@energiaesaneamento.org ou através dos telefones (11) 3395-5508 e (11) 3224-1489.