MUSEU PROMOVE EVENTO DE INTEGRAÇÃO DE ENTIDADES CULTURAIS DO CENTRO
Evento reúne grupos atuantes no Centro, como o bloco afro Ilú Obá De Min. Crédito: Edgar Salazar
No dia 17 de maio (quinta-feira), às 14 horas, o Museu da Energia de São Paulo promove a roda de conversa “Centro Hiperconectado“. O evento visa estabelecer um programa de ações culturais colaborativas entre as instituições atuantes na região do Bom Retiro, Campos Elíseos e Luz, e acontece no Sesc Bom Retiro (Alameda Nothmann, 185).
O evento terá como abertura a palestra “Museu, Cultura e Território – o novo marketing“, ministrada pelo docente italiano Maurizio Vanni, especializado em Marketing emocional e de museu, presidente & CEO da MVIVA Culture inside Marketing e diretor do Lu.C.C.A. – Lucca Center of Contemporary Art, da Itália. A fala de Vanni abordará, entre outros, a importância da participação ativa e quotidiana das comunidades nos museus e a atuação destes espaços em seus territórios.
Após a palestra, acontece a roda de conversa com a participação de representantes do bloco afro Ilú Obá De Min, Museu da Energia, Projeto Subcentro e Sesc Bom Retiro. A roda é aberta a instituições, grupos, movimentos e atores sociais e culturais do Centro, além do público em geral, e contará com a mediação de Lilian Amaral – artista visual, pesquisadora e Diretora da Rede Internacional de Educação Patrimonial.
A ação integra a programação especial do museu para a 16ª Semana Nacional de Museus (14 a 20/5), temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. Em 2018, mais de mil espaços culturais do país participam da ação com atividades diversas relacionadas ao tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.
O evento conta com apoio do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (Sisem – SP), Rede de Educadores de Museus, Ilú Obá De Min, Projeto Subcentro e Sesc Bom Retiro.