BOLETIM – FEVEREIRO 2016
Fundação Energia e Saneamento
Memória
No mês de aniversário, Fundação oferece desconto na publicação
“São Paulo em 200 imagens”
No mês de março, a Fundação Energia e Saneamento completa 18 anos. Para celebrar o aniversário, a instituição, que acaba de lançar a publicação “São Paulo em 200 imagens: acervo fotográfico da Fundação Energia e Saneamento”, oferecerá desconto no preço da obra (de 80 por 50 reais). A promoção valerá durante todo o mês de março.
Com produção editorial da própria Fundação, a obra tem como proposta levar a público uma amostra de seu rico e diversificado acervo fotográfico. A seleção apresenta diferentes lugares, pessoas, cenários e momentos de relevância histórica do Estado de São Paulo no século 20, um período de transformação da sociedade marcado por intenso processo de urbanização e industrialização. Somente de documentos iconográficos, a instituição detém aproximadamente 260 mil itens.
Apresentados sem preocupação cronológica, os registros contemplam cenas como a de estrangeiros reunidos na entrada da antiga Hospedaria dos Imigrantes, na Mooca (1896) e o primeiro craque do futebol brasileiro, Arthur Friedenreich, alistado no Batalhão Esportista dos Constitucionalistas de São Paulo (1932).
No primeiro capítulo, “São Paulo em movimento”, o livro destaca as transformações urbanas na capital e no interior paulista no início do século 20, bem como imagens das Revoluções de 1924 e a de 1932. Em “Paisagens Urbanas”, ganham espaço a arquitetura e a estética das edificações do Estado. No terceiro e último capítulo, “Energia”, são apresentados registros fotográficos de grandes obras, com ênfase no trabalhador do setor energético.
Encomendas e informações podem ser obtidas pelo telefone 11 3224-1496 ou pelo e-mail:
biblioteca@energiaesaneamento.org.br.
São Paulo em 200 imagens: acervo fotográfico da Fundação Energia e Saneamento
Editora Fundação Energia e Saneamento
156 páginas
R$ 50,00 (valor promocional válido para o mês de março)
Rede Museu da Energia
Museu da Energia de Itu reabre exposição “História, Energia e Cotidiano”
No dia 16 de fevereiro, o Museu da Energia de Itu reinaugurou seu piso superior com a exposição “História, Energia e Cotidiano”. Remodelada em 2016, a mostra de longa duração apresenta nova ambientação, maquetes, imagens, objetos e curiosidades, destacando como os novos modos de iluminar e a chegada da eletricidade mudaram a vida cotidiana dos brasileiros.
Com entrada gratuita às quartas-feiras, a mostra também revela ao público a memória arquitetônica e a história do antigo sobrado onde está instalado o Museu da Energia, construído em 1847.
Composta por objetos e imagens do acervo da Fundação Energia e Saneamento e dividida em seis salas temáticas, “História, Energia e Cotidiano” revela ao visitante a importância da energia elétrica no contexto das intensas transformações do último século que influenciam, até hoje, o comportamento em sociedade.
As novas salas são divididas nos temas “O sobrado no século XIX”, “As empresas de energia “, “As formas de iluminar”, “Sociedade e consumo: tarefas domésticas”, “Sociedade e consumo: lazer” e “Um século de transformações”.
A remodelação da exposição “História, Energia e Cotidiano” foi realizada com recursos do Edital Proac 01/2014 – Concurso de Apoio a Projetos de Difusão de Acervos Museológicos no Estado de São Paulo.
Espaço das Águas
Dia Mundial da Água inspira
oficina no Museu da Energia
de Salesópolis
Entre os dias 22 e 27 de março, o público que visitar o Museu da Energia de Salesópolis e sua centenária usina hidrelétrica poderá participar da ação educativa “Aproveitamento Inteligente”. A ação, realizada em função do Dia Mundial da Água (22/3), visa ensinar aos visitantes como praticar o consumo consciente produzindo um equipamento caseiro para o aproveitamento de água da chuva.
A atividade é aberta a todos os públicos e será ofertada, juntamente com os roteiros de visita do espaço, todos os dias, das 10 às 15 horas. Com materiais simples como cano de PVC e uma telha, a equipe educativa do Museu irá mostrar uma alternativa prática para armazenar a água da chuva do telhado de uma residência, de forma a promover, também, uma reflexão sobre a importância dos recursos hídricos e a necessidade de economia de água.
Notícias
Exposição “Luzes da Cidade”
itinera nas estações do Metrô
de São Paulo
Após estreia no Conjunto Nacional, a nova exposição da Fundação Energia e Saneamento, “Luzes da Cidade”, segue em itinerância no Metrô de São Paulo. Após passagem pela estação Sé, a mostra segue, de 10 a 31 de março, para a estação Luz.
Com estrutura em backlight (iluminação interna em LED) e recursos interativos, “Luzes da Cidade” apresenta fatos que marcaram a evolução na geração, produção e consumo de energia e seu impacto nas cidades, apontando a tecnologia que deverá dominar o setor nos próximos anos: o smartgrid, mais conhecido como Rede Inteligente.
Além de explorar, por meio de textos, imagens e vídeos a história da eletricidade e as características da produção de energia no Brasil, a mostra possui alguns recursos lúdicos, como o experimento do dínamo, primeiro gerador elétrico da história, que poderá ser acionado pelo público, e um jogo que compara o consumo de energia de uma casa nos 1970 e nos dias atuais.
Após a itinerância na Luz, em abril, a exposição, que conta com patrocínio da AES Eletropaulo, segue para a estação Santa Cecília.
Corpo Editorial: Isabel Felix, Mariana de Andrade e Miguel Zioli
Apoio à pesquisa: Bianca Grazini, Maíra de Andrade Scarello e Maria Isabel Chiavini Torres
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2016 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.
Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui e envie um e-mail com a palavra REMOVER.
Contato: imprensa@energiaesaneamento.org.br
Rede Museu da Energia
Espaço das Águas