BOLETIM – MAIO 2019
DESTAQUE
Ônibus elétrico dos anos 1940 abre nova mostra “Rodas e Trilhos”
Neste sábado, dia 1º de junho, o Museu da Energia de São Paulo inaugura a exposição inédita “Rodas e Trilhos: Eletricidade nos Transportes”. Instalada no andar térreo, a mostra apresenta a história de bondes, trens e ônibus elétricos e sua expansão pelo Estado de São Paulo. No dia de abertura, em parceria com o Museu dos Transportes e a SPTrans, o pátio interno do museu abrigará um dos primeiros trólebus a circular em São Paulo, o modelo Brill, fabricado nos anos 1940 nos Estados Unidos.
A exposição também irá explorar a trajetória de outros meios à tração elétrica como o metrô e o recente VLT, além do futuro do transporte individual com os carros elétricos. Além de painéis, fotos e documentos, a mostra terá vitrines de objetos, com itens que fizeram parte do sistema de transporte elétrico da Capital, como uma manivela de acelerador de bonde de 1900 e um comando automático de estação de trólebus dos anos 1950 – o que havia de mais moderno à época, o aparelho antecede os computadores atuais que permitem o gerenciamento remoto.
A exposição tem entrada gratuita e foi viabilizada por meio de aporte oriundo do Edital 01/2018 Modernização de Museus – Prêmios, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram.
ACERVO
Na Semana Nacional de Arquivos, Fundação promove oficina “Memória da Família”
No dia 8 de junho (sábado), a Fundação Energia e Saneamento promove a Oficina “Memória da Família”. O workshop gratuito será conduzido por profissionais da área de História, Museologia e Pesquisa Genealógica e apresentará caminhos para o resgate de memórias familiares, utilizando diversas ferramentas como a memória coletiva, história oral, pesquisa em acervos, genealogia e storytelling. A ação integra a programação oficial da 3ª Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa. Para participar, é necessário se inscrever pelo e-mail pesquisa@energiaesaneamento.org.br. Saiba mais aqui.
REDE MUSEU DA ENERGIA
Dia Mundial do Meio Ambiente
Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Museu da Energia de Salesópolis inicia, no dia 5 de junho, o projeto “Aprendendo a Reciclar”. Realizada em parceria com a COOPERARES – Cooperativa dos Recicladores de Salesópolis, a iniciativa integra a promoção de palestras e gincanas de arrecadamento de materiais recicláveis junto às escolas públicas. Saiba mais aqui.
Horta Comunitária: plantio e manejo
De 6 a 8 de junho, o Museu da Energia de São Paulo dá seguimento ao projeto Horta Comunitária. No período, sempre às 14 horas, o público visitante será convidado a participar das atividades de plantio, manejo e compostagem da horta do museu. Voltada a adultos e crianças, a ação visa estreitar os laços do educativo com a comunidade. Saiba mais aqui.
Visita em Libras
No dia 8 de junho (sábado), o Museu da Energia de Itu lança um novo projeto voltado à acessibilidade: visitas mediadas em Libras para o público surdo. A ação, gratuita, irá acontecer duas vezes ao mês, até o final do ano. Nesta primeira edição, a visita acontece às 10h30, e será conduzida pela educadora surda Flávia Ferreira. Informações aqui.
Corpo Editorial: Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Danieli Giovanini e Maria Fernanda Mendes e Freitas
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2019 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.
Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui e envie um e-mail com a palavra REMOVER.