FUNDAÇÃO CONCLUI PROJETO DE DIGITALIZAÇÃO DOS CLIPPINGS DA LIGHT

Em 2020, a Fundação Energia e Saneamento conclui o tratamento técnico do acervo de clippings (recortes de jornais) da Light, companhia de energia que se instalou em São Paulo em 1900. O trabalho integrou a premiação que a Fundação recebeu por meio do  Edital de Apoio à Digitalização de Acervos – Secretaria Municipal de Cultura.

Após as etapas de higienização, acondicionamento, catalogação e digitalização do acervo, os clippings já podem ser consultados na seção “Acervo” do site da Fundação, em breve sendo possível o agendamento do atendimento de consulta presencial.

Os números impressionam, cerca de  1.650 álbuns tratados e mais de 18 mil páginas de imagens digitalizadas. Foram mais de 360 mil páginas higienizadas e lidas pela equipe do Acervo da Fundação, e no caso da série de Matérias Publicadas na Imprensa do Fundo da Light, é possível encontrar não apenas menções a obras ou assuntos ligados à companhia, mas temas como a II Guerra Mundial e seu impacto no Estado de São Paulo, ou notícias da área de política e economia, transformando o arquivo relevante para o estudo das transformações do Estado, Brasil e Mundo ao longo do século 20.

Profissionais da Fundação Energia e Saneamento durante tratamento técnico em acervo. Foto: Gustavo Morita.