Quem somos

Nesta página você encontrará:
A Fundação
Missão, Visão, Valores e Propósito
Linha do Tempo
Estatuto
Estrutura Organizacional

A Fundação Energia e Saneamento é memória viva e existe para inspirar as pessoas sobre a importância da água e da energia para a vida!
A Fundação começou em 1998. Na época, as empresas do setor elétrico brasileiro estavam sendo privatizadas e o governo estadual paulista optou por criar uma instituição independente para preservar a memória e o patrimônio do gás e da eletricidade no Estado. Nascia a Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo, entidade privada e sem fins lucrativos.
Em 2004, a organização incorporou a temática do saneamento à sua missão. Assim surgiu o nome Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento ou, simplesmente, Fundação Energia e Saneamento.
A Fundação atua desenvolvendo projetos culturais e educativos que contribuem para a democratização do acesso ao patrimônio cultural, visando o fortalecimento da cidadania e o uso responsável dos recursos naturais.
Acervo e Patrimônio
O acervo da Fundação Energia e Saneamento, um dos maiores do Estado de São Paulo, é composto por documentos relacionados à história da energia, da tecnologia e do desenvolvimento urbano e industrial. São mais de 1.600 metros lineares de documentos técnicos e gerenciais, 260 mil documentos fotográficos, cerca de 4.050 objetos museológicos, 50 mil títulos na biblioteca (a maior do Brasil especializada no tema energia), além de documentos cartográficos, audiovisuais e sonoros, reunidos a partir de meados do século XIX.
A instituição guarda, também, um rico patrimônio arquitetônico e ambiental, formado por edificações históricas e ecossistemas naturais. São quatro Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), as Usinas-Parque de Salesópolis, Rio Claro, Brotas e Santa Rita do Passa Quatro, algumas com áreas remanescentes de Mata Atlântica -, e dois imóveis urbanos em Itu e Jundiaí.
Propósito
Inspirar pessoas sobre o valor da água e energia para a vida!
Missão
Preservar e garantir o acesso ao acervo sob a sua guarda e o patrimônio cultural da energia e saneamento para construir sociedades sustentáveis.
Visão
Ser referência em sua missão e em seu propósito, manter uma relação ativa com as comunidades e a sociedade, sendo reconhecida pelos investidores e parceiros estratégicos, visando sua sustentabilidade.
Valores
Ética, democracia, sustentabilidade, boas práticas e inclusão.
Estrutura Organizacional
Conselho de Administração
Presidente – Claudinéli Moreira Ramos
Vice-Presidente – Cairê Moura Franco
Representantes das Empresas mantenedoras patrocinadoras e parceiras
Cairê Moura Franco | EMAE
Danillo Sene | ENEL
Renato Erdmann Gonçalves | SABESP
Ricardo Cantarani | EMAE
Representantes da Comunidade com notória capacidade
Claudinéli Moreira Ramos
Salete Viana da Hora
Sueli Angelo Furlan
Representante dos empregados da Fundação Energia e Saneamento
[Em fase de nomeação]
Conselho Consultivo
Gildo Magalhães dos Santos Filho
Mario Luiz do Nascimento Oliveira
Renato de Oliveira Diniz
Sergio Augusto de Arruda Camargo
Conselho Fiscal
Francisco Assis de Queiroz – FFLCH USP
Sérgio Almeida Pacca – EACH USP
Welson Bassi – IEE USP
Diretoria Executiva
Rita de Cassia Martins Souza