Unidade de São Paulo – Programação Setembro/2024

Atividades de 06 a 28 de setembro

Em setembro, o Museu da Energia de São Paulo traz uma programação especial para celebrar a 18ª Primavera dos Museus, evento anual coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que reúne museus de todo o Brasil em torno de temas comuns. Com o tema deste ano sendo “Museus, Acessibilidade e Inclusão”, o Museu destaca o papel essencial na promoção de acesso e inclusão para todos os públicos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas.

Ao longo do mês, a entrada da unidade será gratuita com uma série de atividades que estará à disposição para todos os públicos. No dia 25, o Museu oferece a oficina “Print de Planta: Impressão Botânica com Plantas”, onde os participantes poderão coletar objetos naturais como folhas, flores, sementes, cascas e raízes para criar padrões orgânicos em papel e tecido. Esta atividade estimula a criatividade e o desenvolvimento de habilidades motoras, além de proporcionar um aprendizado sobre a flora local.

No dia 26, acontece a oficina “Marcadores de Flores”, em que os participantes usarão folhas secas para confeccionar marcadores de páginas. A ação visa incentivar a coleta de flores aromáticas e estimular a imaginação e a coordenação motora dos participantes.

No dia 27, a oficina “Padrões do Museu” propõe explorar e reproduzir os padrões arquitetônicos do casarão do Museu utilizando papel, cola e linhas diversas. Esta oficina oferece uma oportunidade de aprofundar o conhecimento histórico e rico do edifício.

O dia 28 traz duas atrações: a “Visita Sensorial” e uma apresentação musical. A Visita Sensorial proporciona uma imersão na São Paulo do final do século 19 e início do século 20, permitindo aos participantes vivenciar sensações, emoções, sons, sabores e aromas da época com a chegada da energia elétrica. Conduzida com os participantes vendados, a atividade destaca aspectos de acessibilidade e inclusão. No mesmo dia, o público poderá desfrutar, no jardim do Museu, da apresentação da musicista Mazé Cintra e do grupo Qué que Deu, com uma ênfase especial no potencial feminino nas percussões de blocos de rua.

Vale ressaltar que, exceto pela Visita Sensorial, que requer inscrição prévia devido à limitação de 15 participantes e é destinada a maiores de 12 anos, todas as outras atividades são de acesso livre e não possuem classificação etária.

Além das atividades da Primavera dos Museus, o Museu da Energia de São Paulo oferece, em setembro, aulas de Yoga e Chi Kung, ministradas pela professora Alessandra Araújo. As aulas, abertas a todas as idades, ocorrerão nos dias 6, 13, 20 e 27, das 10h às 11h30, na área coberta do pátio externo. Alessandra Araújo, formada no Curso de Instrutores de Yoga da Associação Ananda Marga e pós-graduada em Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa pela EACH/USP-SP, conduzirá as aulas, que promovem benefícios tanto para a saúde física quanto mental. Recomenda-se que os participantes tragam sua própria toalha ou tapete para a prática, embora o Museu disponibilize colchonetes. As aulas de Yoga e Chi Kung exigem inscrição prévia.

Serviço | Museu da Energia de São Paulo

  • Oficina “Print de Planta: Impressão Botânica com Plantas”
    Data: 25 de setembro
    Horário: 15h às 16h30
    Público: Livre
  • Oficina “Marcadores de Flores”
    Data: 26 de setembro
    Horário: 15h às 16h30
    Público: Livre
  • Oficina “Padrões do Museu”
    Data: 27 de setembro
    Horário: 15h às 16h30
    Público: Livre
  • Visita Sensorial
    Data: 28 de setembro
    Horário: 10h30 às 12h
    Público: Maiores de 12 anos
    Limitação: 15 pessoas
    Inscrições: saopaulo@museudaenergia.org.br ou pelo WhatsApp (11) 99169-8531
  • Ensaio com Mazé Cintra
    Data: 28 de setembro
    Horário: 13h às 16h
    Público: Livre

Aulas de Yoga e Chi Kung: