Transformação no Museu da Energia: Reposicionamento e Novas Iniciativas
A Fundação Energia e Saneamento (FES), mantenedora da rede Museu da Energia, com unidades em São Paulo, Itu e Salesópolis, iniciou um processo de reposicionamento institucional que envolve diversas transformações. Como parte desse reposicionamento, as unidades de São Paulo e Itu passarão por um período de reestruturação e estarão temporariamente fechadas ao público nas próximas semanas.
Na sequência, o Museu da Energia de Itu passará por um processo de restauração das fachadas e de conservação preventiva e corretiva de suas áreas internas. A iniciativa é viabilizada pelo Edital ProAC 12/2024, com patrocínio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab). Assim que os recursos forem repassados à Fundação, será divulgada a programação do restauro, que incluirá ações formativas, palestras e outras atividades abertas ao público. As obras serão realizadas pelo Estúdio Sarasá, e a Fundação contará também com a parceria do Instituto Sarasá – braço não governamental da empresa de restauro, que tem se especializado em projetos de educação patrimonial.
O Museu da Energia de São Paulo retomará as atividades com novos horários e uma série de atividades culturais patrocinadas pela CTG Brasil, por meio da Lei Rouanet. Um edital de programação e ocupação também será lançado nos próximos meses, para viabilizar novas iniciativas culturais no Museu localizado nos Campos Elíseos, região central da capital paulista. Essa unidade também receberá intervenções de conservação das fachadas nos próximos meses.
Enquanto as adequações são promovidas, o atendimento principal da rede Museu da Energia seguirá sendo realizado no Museu da Energia Usina Parque de Salesópolis, que recebeu, no dia 28/02, a inauguração da exposição “A Cidade e a Usina”, realizada com recursos do Edital ProAC nº 33/2023, e que, a partir deste mês, conta com uma programação de visitas e atividades culturais patrocinadas pela EDP, por meio da Lei Rouanet (Pronac nº 247544), além de atividades extramuros como a circulação de experimentos e ações lúdico-educativas pelas escolas e principais eventos do Município.
Ainda entre os destaques previstos para a unidade de Salesópolis, uma capacitação em Restauração Ecológica e Biocultural, com formação de Brigadistas de Conservação, acontecerá no próximo mês. E até o final do semestre, também será promovida para produtores e proprietários da região uma formação de Brigadistas de Incêndio, Enchentes e prevenção e combate de outros efeitos da emergência climática, em parceria com o Sincomércio do Alto Tietê, seguindo as melhores práticas e as orientações e protocolos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros do Estado.
Neste primeiro momento, a reestruturação da Fundação Energia e Saneamento inclui ajustes na equipe, mas a Diretoria Executiva prevê a recomposição do quadro a médio e longo prazo. Além de fortalecer a programação cultural e educativa e de promover a consolidação de patrocínios, o reposicionamento institucional busca intensificar a conexão da FES com as comunidades locais e prefeituras municipais, ampliando o impacto cultural e o retorno socioambiental das ações desenvolvidas e iniciando uma nova programação em todas as unidades. Na mesma direção, novos relacionamentos com a área acadêmica estão em construção.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento
Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento atua na pesquisa, preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Está presente em várias regiões do Estado de São Paulo, por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e de centrais geradoras hidrelétricas que, a partir do reposicionamento, voltarão a funcionar também como usinas parque abertas ao público (Brotas, Rio Claro, Salesópolis e Santa Rita do Passa Quatro). A Fundação realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de patrimônio histórico e cultural, ciência, tecnologia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
Inaugurada no último dia 28 de fevereiro no Museu da Energia de Salesópolis, em celebração ao aniversário de 187 do município de Salesópolis, a mostra “A Cidade e a Usina” segue em exposição, em conjunto com uma rica programação cultural.
Acompanhe:
Site: https://www.energiaesaneamento.org.br/
Instagram: @museudaenergia
Facebook: Museu da Energia
YouTube: Museu da Energia